Recrutamento e Seleção Profissional: eventos dram?tico
Recrutamento e Seleção Profissional: eventos dramáticos como reações dos pensamentos
Vários são os motivos fornecidos na tentativa de respaldar o momento de uma seleção profissional que não foi concluída com êxito. Sejam quais forem estes motivos, eles não poderão clarear o evento dramático ocorrido em uma contratação, pelo singelo motivo da falta de uma clara e anterior condução integral do pensamento. Assim, o corpo diretor, em um círculo vicioso repete sempre a mesma natureza – a mesma abordagem - quando do recrutamento e da seleção e assim obtém sempre os mesmos resultados, ou seja, o insucesso.
Não podemos prever o tipo de pensamento que antecede todo o processo de seleção e, também, raras vezes, podemos saber o que leva o corpo diretor a optar por este ou por aquele tipo de seleção profissional. Porém, a condução que poderá levar-nos à qualidade descansa, sempre, na busca da quebra de padrões anteriormente estabelecidos, padrões que se repetem de forma dramática e alcançam sempre o indesejado: “mais uma vez escolhi a pessoa errada”; “como pude ser tão ingênuo”; “aquele profissional em sua entrevista avisou-me que ele não ficaria por muito tempo e eu não pude perceber isto”; “este profissional jamais deveria ter sido admitido, pois ele está ferindo o ideal de minha Empresa”...
A especificidade do Psicólogo do Trabalho está em antecipar, diferente de prever o que vai acontecer, onde
- Objetividade do pensamento
- Uma consideração de ordem prática coerente ao ambiente organizacional
- Os pensamentos incidem na totalidade do ambiente de trabalho
André Salles é Bacharel em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora; Pós-Graduado Latu-Sensu em Psicologia Fenomenológico-Existencial pela PUC-MG; Mestrado em área de Concentração Filosófica pela UFJF; Formação em Docência pelo DETRAN-MG - atuou como Professor e pesquisador em Psicologia Aplicada em Centros de Treinamentos de Condutores na cidade de Juiz de Fora; Foi Educador em disciplinas de Psicologia e Filosofia na Faculdade Sudeste de Minas – FACSUM; Conselheiro Administrativo em Psicologia do Trabalho junto ao Instituto Joaquim Soares de Oliveira, na cidade de Santos Dumont - MG; Detentor de Cargo Público do Governo Federal, onde atua em serviços Técnicos na área Operacional de Gestão de Pessoas, desde o ano de 2001; Psicólogo do Trabalho e Psicólogo Clínico vinculado à Associação Brasileira de Psicólogos Antroposóficos; Curso em Formação Antroposófica e Educação Waldorf – Foundation Courses and Waldorf Certificate Program - pelo Sophia Institute – US. Saiba mais clicando aqui.