Um Bom Caminho para a Contemplação Organizacional
Um Bom Caminho para a Contemplação Organizacional
Afirmarmos anteriormente que, para trabalharmos o "destino" de uma empresa é necessário mudanças na maneira de pensar a organização. Temos de pensa-la como ambiente em "constante movimento", em uma "luta contínua", onde nada está estático porque o "suprassensível" dos indivíduos que ali laboram moldam suas substâncias e forças no trabalho que realizam.
É muito comum observarmos líderes buscando mudanças sem levar em conta este "oculto" organizacional. Poderíamos até dizer que o esforço seria infrutífero se não estivéssemos prontos a atender ao princípio fenomenológico. Mas este não é o caso, queremos trabalhar sempre com vistas ao "descritivo" para depois realizarmos os projetos porque são os indivíduos que compõem as organizações quem formatam ou "destinam" a condição manifesta na organização. Neste sentido afirmamos a necessidade primária de iniciar mudanças no processo de admissão, na tentativa de primeiro reforçar o contingente de trabalho com indivíduos que possuam um "suprassensível" o mais próximo possível do "oculto fluir" da organização.
O "salto qualitativo" é, então, a abertura que realizamos para perceber, observar, catalogar os efeitos do "suprassensível". Deve ser uma observação fenomenológica, sem julgamentos, sem críticas. É a coragem para saber e, sobretudo, para "sentir" que o "pré-estabelecido", o que está estático dentro da organização, nada tem em comum com o "eterno fluir" que está no indivíduo e que se "figura" na organização pelo indivíduo. É por isto que o pensamento "automático", sem levar em conta as substâncias e forças do "suprassensível", nos fornece apenas uma ilusão dos movimentos do ambiente organizacional.
André Salles é Bacharel em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora; Pós-Graduado Latu-Sensu em Psicologia Fenomenológico-Existencial pela PUC-MG; Mestrado em área de Concentração Filosófica pela UFJF; Formação em Docência pelo DETRAN-MG - atuou como Professor e pesquisador em Psicologia Aplicada em Centros de Treinamentos de Condutores na cidade de Juiz de Fora; Foi Educador em disciplinas de Psicologia e Filosofia na Faculdade Sudeste de Minas – FACSUM; Conselheiro Administrativo em Psicologia do Trabalho junto ao Instituto Joaquim Soares de Oliveira, na cidade de Santos Dumont - MG; Detentor de Cargo Público do Governo Federal, onde atua em serviços Técnicos na área Operacional de Gestão de Pessoas, desde o ano de 2001; Psicólogo do Trabalho e Psicólogo Clínico vinculado à Associação Brasileira de Psicólogos Antroposóficos; Curso em Formação Antroposófica e Educação Waldorf – Foundation Courses and Waldorf Certificate Program - pelo Sophia Institute – US.Saiba mais clicando aqui