Saúde e Doença no Trabalho
Saúde e Doença no Trabalho
Existe sim o problema psicológico estrutural de cada um; mas não devemos fazer dele o único a ser tratado. Uma estrutura organizacional obsoleta, doente, de igual forma afeta os movimentos organizacionais. Ao psicólogo cabe tratar os dois problemas.
Sim, nossos pensamentos, sentimentos e ações modificam a estrutura organizacional. Todos nós, com nossos padrões estruturais, somos também afetados pelo mundo externo. Mostre-nos como caminha os passos de uma organização e seremos capazes de divisar seus pormenores sem nenhum caráter "de adivinhar" neste diagnóstico.
Decidir por nós mesmos, manter o caráter moral - diferente de moralismo - manter a palavra, procurar o equilíbrio da balança, etc... ajuda sim no movimento de formação do ambiente de trabalho. Tudo isto faz parte, também, do mundo suprassensível que devemos observar.
Assim sendo, informamos que a Antroposofia possui uma chave para o equilíbrio entre os "dois lados no coração do homem": "não basta somente os resultados da pesquisa objetiva organizacional; e preciso reconhecer nestas pesquisas as manifestações do pensamento, do sentimento e do agir humano em suas descobertas. Por outro lado, não basta te fé nas potencialidades da pessoas, e preciso compreender os resultados da atuação do 'suprassensível' na objetividade organizacional.
Contudo, foi nossa intenção mostrar e questionar para despertar, naqueles que estão ligados ao ambiente organizacional, um olhar fenomenológico para o mundo "suprassensível" que esta dentro de cada um de nos.