Psica vira selo, fecha com Warner Music e apresenta seus artistas amazônicos

Por JAIRO MALTA

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Distante dos holofotes que rodeiam os artistas do mainstream --principalmente os da região sudeste do país--, artistas do norte se unem para criar colaborações e fazer ecoar sua cultura, trabalho e raízes. Este é o "Psica Gang", selo musical que em parceria Warner Music Brasil passam a mostrar suas culturas e realidades para todo o mundo.

Para marcar essa nova fase na carreira, a partir do próximo dia 26 de agosto, os artistas do selo: Kratos, Íra, Navi Beatz, Drinc Esc, Daniel ADR, Urb4no, Layse e Nic Dias lançam, semanalmente, nove faixas inéditas, reunidas na série "Para abrir os caminhos", que trazem uma amostra da nova música periférica feita no Norte. São artistas predominantemente pretos e periféricos, que representam regiões distintas do Pará e do Amapá, porta-vozes de movimentos musicais de periferia, como o rap e o brega.

Jeft Dias, coordenador da Psica Produções, explica como essa parceria funcionará na prática. "A Warner vai distribuir os lançamentos dos artistas nortistas nas plataformas de música. Com o peso de uma gravadora grande e mundial, as chances dos nossos artistas entrarem em playlists de projeção nacional, por exemplo, aumentam muito mais. E quem ganha é o artista e a cena local como um todo", afirma Dias.

Quem inaugura a parceria Psica + Warner, já mostrando a diversidade regional desse projeto, é o rapper Kratos, de Castanhal, nordeste do Pará. Nome promissor do rap, Kratos lança "Sem Apego", onde canta sobre conseguir ver o resultado do trabalho duro.

"É uma música descontraída sobre uma festa que vou realizar na minha casa, trazendo uma mensagem de superação, de prosperidade. É sobre mostrar que nós também temos o direito de curtir, comemorar e aproveitar, sempre lembrando das origens, independente do momento", adianta. A previsão de lançamento é para o dia 19 de agosto, marcando a primeira das nove sextas-feiras com novidades exclusivas.

Psica Gang é o selo musical criado pela Psica Produções, um movimento neo-cabano ativo na Amazônia há cerca de 10 anos, promovendo eventos, movimentando carreiras e fortalecendo a cultura preta ameríndia. Braço da produtora, o selo "Psica Gang" nasceu para conectar artistas periféricos da região metropolitana de Belém do Pará e artistas do sertão amazônico, do asfalto e dos rios, com objetivo de recontar a história amazônica sob o olhar de quem vive aqui.

Gerson Júnior, que coordena a Psica junto a seu irmão, Jeft, conta que a parceria é um passo além na promoção da visibilidade da música preta, periférica e amazônica. "A gente desenvolve um trabalho cultural que tem como marca o comprometimento com a cena local. E o barulho que nós fazemos está ressoando em todo o país, tanto é que uma grande gravadora de projeção mundial nos enxergou. E, infelizmente, para que um artista da Região Norte ganhe a projeção e o reconhecimento que merece, ainda é preciso do aval de uma grande gravadora. A gente espera com isso furar esse bloqueio e abrir portas para que os artistas locais tenham cada vez mais certeza do potencial incrível da música desenvolvida na Amazônia", lembra Júnior.

Veja a seguir o cronograma dos lançamentos

- "19/08 - "Sem Apego" - Kratos (single + clipe)

- 26/08 - "Vinguei" - Íra (single + clipe)

- 02/09 - "Freeverse Sec XXI" - Navi Beatz, Drin Esc (single + clipe)

- 09/09 - "Nua" (No Ar) - Daniel ADR (single + clipe) Natura Musical

- 16/09 - "São Jorge" - Urb4no (single + visualizer)

- 23/09 - "Destempo" - MC Super Shock (single + clipe)

- 30/09 - música layse

- 07/09 - "Bad bitch" feat Derxan - Nic Dias (single + clipe) Natura Musical