Inmet alerta para risco à saúde por queda de temperatura em 14 estados

Por MATHEUS MOREIRA

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta laranja de risco de queda de temperatura para 14 estados, incluindo São Paulo. Essa classificação indica a possibilidade de a temperatura cair mais de 5ºC, oferecendo risco à saúde, segundo o instituto.

Nesta sexta (19), os termômetros de pelo menos 12 cidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul ficaram abaixo de 0ºC após chegada da frente fria que derrubou temperaturas em todo o país.

A maior parte das localidades com temperaturas negativas ficam no Rio Grande do Sul. Já a menor temperatura do ano na região Sul, -6,4ºC, foi registrada em Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina.

Outras três cidades catarinenses também registraram temperatura negativa: São Joaquim (-3,6ºC), Rancho Queimado (-1ºC) e Campos Novos (-0,6ºC).

Dentre as cidades do Rio Grande do Sul, a que teve menor temperatura foi São José dos Ausentes, com -2,8ºC. As demais cidades são Quaraí (-2,5ºC), Vacaria (-2,2ºC), Cambará do Sul (-1,7ºC), Serafina Corrêa (-0,8ºC), Soledade (-0,3ºC), São Mateus do Sul (-0,2ºC), Lagoa Vermelha (-0,1ºC).

Estados com alerta laranja de perigo Inmet orienta população a se informar regularmente sobre as condições meteorológicas

Acre Amazonas Minas Gerais Paraná Rio de Janeiro Rondônia São Paulo Bahia Espírito Santo Mato Grosso Goiás Mato Grosso do Sul Rio Grande do Sul Santa Catarina Em Santa Catarina, a Defesa Civil também emitiu um alerta de risco à saúde por causa do frio intenso. O órgão do governo estadual indica que há "alto risco de ocorrência de hipotermia e agravamento de doenças cardíacas e respiratórias". O alerta também aponta risco de congelamento de pistas nas manhãs desta sexta e do sábado (20).

Na noite de quinta, caiu neve pela primeira vez neste inverno em São Joaquim, na serra de Santa Catarina. Em Bom Jardim da Serra houve chuva congelada, também na noite de quinta.

A frente fria que avança pelo país nesta sexta é causada pela associação entre ar polar intenso que avança pela América do Sul e um centro de baixa pressão atmosférica a leste da Patagônia, que impulsionou o frio na direção do Brasil, segundo a Metsul Meteorologia.

O avanço do frio deve causar a tarde mais fria do inverno e do ano na capital paulista. Por volta das 9h desta sexta, a região de Parelheiros, no extremo sul da cidade de São Paulo, registrava 7ºC. Em Itaquera, bairro da zona l este paulistana, os termômetros registraram 11ºC no mesmo horário.

A temperatura máxima prevista para a cidade nesta sexta já foi atingida no início da madrugada, quando termômetros registraram em média 17,8ºC na capital, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo).

"No decorrer do dia, a entrada do ar frio de origem polar mantém a temperatura baixa. A sensação de frio será intensa devido aos ventos de moderada intensidade. A mínima de 8°C deverá ser registrada entre a tarde e a noite."

A Defesa Civil decretou estado de alerta para baixas temperaturas na cidade desde as 16h15 desta quinta-feira (18).