São Paulo teve menor temperatura mínima deste inverno na sexta
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Nesta sexta-feira (19), foi registrada a menor mínima média deste inverno na cidade de São Paulo, 8,5°C. A menor mínima absoluta --ou seja, a temperatura mais baixa aferida em um único local-- ocorreu em Parelheiros, no extremo sul da capital paulista, onde os termômetros marcaram 6,5°C. A média considera todos os locais de medição do município.
Os dados foram divulgados pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo neste sábado (20).
Já neste sábado, houve a segunda menor mínima média deste inverno na capital, 8,6°C. A menor mínima absoluta deste sábado também foi registrada em Parelheiros, 6,4 °C.
Antes, a marca de dia com a menor mínima nesta estação em 2022 pertencia ao último dia 11 de agosto, quando a média foi de 9,7°C. Já a menor mínima absoluta foi registrada em 1° e 6 do último mês de julho, 4,7 °C em Engenheiro Marsilac, zona sul da capital.
Porém, a menor mínima do ano pertence ao outono. Em 20 de maio, registrou-se 6,3 °C de média na cidade. Já a menor mínima absoluta aconteceu na madrugada de 13 de junho, 0,7 °C em Engenheiro Marsilac.
Thomaz Garcia, meteorologista do CGE, diz que frentes frias associadas a passagens de massas de ar de origem polar são comuns no inverno, que se caracteriza por ser frio e seco na cidade, mas o outono de 2022 superou, pelo menos até então, nesse sentido. "Esses fenômenos juntos não foram tão intensos [no inverno] quanto os registrados em maio, ainda no outono deste ano", afirma Garcia.
Nos próximos dias, segundo o meteorologista do CGE Thomaz Garcia, o ar frio continua atuando e gerando baixas temperaturas, principalmente nas madrugadas paulistanas. "A partir da próxima terça-feira (23), o ar seco ganha força e a tendência é de predomínio de sol e temperaturas em gradual elevação", diz.
O domingo (21) terá muitas nuvens e sensação de frio, mas o sol deve aparecer. Não há expectativa de chuva. Os termômetros devem oscilar entre 9 °C e 17 °C.
Na segunda-feira (22), o frio começa a dar uma trégua, e o sol deve aparecer em meio a muitas nuvens. Mínima de 9 °C e máxima de 19 °C. Também não há previsão de chuva.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu, na sexta, alerta laranja de risco de queda de temperatura para 14 estados, incluindo São Paulo. Essa classificação indica a possibilidade de a temperatura cair mais de 5 °C, oferecendo risco à saúde, segundo o instituto.