Público poderá agendar visita ao Museu do Ipiranga a partir de 5/9
BELO HORIZONTE, MG (FOLHAPRESS) - Quem esperou nove anos para visitar o Museu do Ipiranga poderá fazê-lo, enfim, na próxima semana. Fechado para reformas desde 2013, a instituição será reaberta na terça, 6, apenas para convidados em meio às celebrações pelo bicentenário da Independência do Brasil.
Visitantes em geral poderão visitar o novo museu a partir do dia 8 (no feriado de 7 de setembro, o espaço receberá estudantes de escolas públicas e operários da reforma com suas famílias).
Nesses dois primeiros meses de funcionamento, a visita será gratuita, mediante agendamento prévio. Interessados devem acessar o site do museu ou a plataforma Sympla para garantir seus ingressos. O sistema de agendamento será liberado no dia 5 de setembro, a partir das 10h.
A partir de 7 de novembro, o museu começará a cobrar uma entrada de preço equivalente ao dos demais museus públicos, cujo valor ainda não foi informado. Haverá um dia por semana de entrada franca.
Uma programação cultural foi preparada para marcar a reabertura do museu e o bicentenário da Independência. De 4 a 11 de setembro, serão projetadas, na fachada do edifício-monumento, fatos históricos e culturais do país.
No dia 7, haverá um espetáculo com 200 drones para homenagear os 200 anos de Brasil independente.
Entre os dias 8 e 11, os destaque são as apresentações musicais, com shows de Daniel, Fafá de Belém, Criolo, Margareth Menezes, entre outros. Veja demais novidades e a programação completa abaixo.
De 8 a 11 de setembro, o museu funcionará das 11h às 16h. Esse horário se ampliará a partir do dia 13, quando o espaço vai receber visitantes das 11h às 17h. Durante a semana, o museu abre de terça a domingo.