Prefeitura do Rio apresenta novo modelo do BRT
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, apresentou hoje (27) o novo modelo de ônibus que será usado na operação do sistema BRT na cidade. O veículo articulado, que agora será identificado com as cores amarela e prata, é mais moderno. Paes reconheceu que a população enfrenta dificuldades no serviço, mas destacou a “satisfação e uma alegria sem tamanho” ao receber o primeiro ônibus.
“Sabemos que a população está sofrendo e, infelizmente, não é simples adquirir novos ônibus”, disse, prometendo para a primeira semana de dezembro ter o número suficiente para reinaugurar a linha expressa Transolímpica.
Também estiveram no evento, realizado na garagem do BRT, em Curicica, na zona oeste da capital, a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio, e a presidente da Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC Mobi-Rio), Claudia Secin.
Notícias relacionadas:
- Cotas para negros e indígenas no RJ são prorrogadas por 60 anos.
- Após denúncias e auditoria, Ceperj extingue programas sociais.
“Nela, os passageiros vão ter mais ofertas de ônibus no primeiro semestre de 2023, mas ainda operando com os antigos. Esperamos que, assim, a população volte ao serviço adequado e viagem com conforto”, pontuou o prefeito, pedindo que os usuários tenham cuidado e carinho com os novos ônibus, porque os veículos foram comprados com dinheiro dos impostos e danificá-los significa atingir o próprio bolso.
Para acelerar a recuperação do BRT, a Secretaria Municipal de Transportes fez licitações em abril e maio de 2022 para a compra de 291 novos veículos para o sistema. Entre eles, 220 são articulados e 71 ônibus do tipo padrão. A previsão é que os novos veículos sejam entregues entre outubro deste ano e março de 2023.
Ainda este ano, a prefeitura vai licitar mais 270 articulados. A entrega está prevista para o período de outubro de 2023 a março de 2024.