Bolsonaro ligou para ex-chefe da Receita liberar joias, Lula anuncia lei de igualdade salarial e outras notícias do dia

Por Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Bolsonaro ligou para ex-chefe da Receita liberar joias, Lula anuncia lei de igualdade salarial, deputados querem cassação de Nikolas Ferreira e outras notícias para começar esta quinta-feira (9).

GOVERNO BOLSONARO

Bolsonaro e ex-chefe da Receita conversaram por telefone sobre liberação de joias da Arábia. Pessoas envolvidas no caso confirmam ligação em dezembro, que contradiz versão apresentada por ex-presidente

POLÍTICA

Bolsonaro confirma ter incorporado segundo pacote de joias a acervo privado. À rede de TV CNN ex-presidente reiterou que não houve nenhuma ilegalidade com joias trazidas da Arábia Saudita.

STF

Moraes manda soltar 149 mulheres presas por atos golpistas. STF afirma ter priorizado a análise da situação das mulheres na semana do Dia Internacional da Mulher.

DESIGUALDADE DE GÊNERO

Salário desigual para mulher terá multa de 10 vezes o maior valor pago pela empresa. Montante será pago aos cofres públicos; negócios com mais de 20 funcionários terão de publicar relatórios de transparência de remuneração de homens e mulheres.

SANEAMENTO NO BRASIL

Governo deve ampliar prazo para empresas municipais de saneamento se adaptarem a marco. Regra atual impede uso de recursos da União caso companhias deixem de se regionalizar até 31 de março.

NIKOLAS FERREIRA

Deputados pedem a cassação de Nikolas Ferreira por discurso transfóbico com peruca. Parlamentar ironizou transexuais em discurso no plenário da Câmara nesta quarta (8).

DESIGUALDADE DE GÊNERO

Líder da Renascer diz na véspera do Dia da Mulher que esposa cansada não deve negar sexo. Apóstolo Estevam Hernandes afirma que expressou ponto de vista bíblico sobre o tema.

CHUVA

Chuva causa morte, enchentes e desabamentos em São Paulo. Mulher morreu afogada dentro do carro em Moema, na zona sul da capital.

VIAGENS INTERNACIONAIS

Lula retoma exigência de vistos para EUA, Japão, Canadá e Austrália. Dispensa foi determinada por Bolsonaro em 2019, mas impacto no turismo foi pequeno.

COTIDIANO

Mãe de aluno rabisca livro de Emicida usando frases contra religiões de matriz africana. Escola de Salvador diz que fará a reposição da obra e que proposta pedagógica está atrelada ao direito da criança à diversidade cultural.

COTIDIANO

Mercadão de SP obriga vendedores a reembolsar vítimas de golpe da fruta. Empresa afirma ter resolvido 100% das queixas e que não recebe reclamações desde julho de 2022.

COTIDIANO

Parte de shopping desaba em Osasco, na Grande SP. Não há feridos; prefeito Rogério Lins cassa o alvará de funcionamento e interdita o local por tempo indeterminado.

RIO DE JANEIRO

Suspeito de mandar matar grávida queria empréstimo de R$ 16 mil, diz família. Letycia Fonseca Peixoto, 31, teria se recusado a dar a quantia, afirma a mãe; professor nega crime.

ARTES CÊNICAS

Gianecchini vive 'gay bolsominion' com Bruno Fagundes em 'A Herança'. Sucesso na Broadway, peça chega a São Paulo em duas partes, com mais de 5 horas e três mil ingressos já vendidos.

ESPORTE

A final da Copa Libertadores 2023 será disputada no Maracanã, no Rio de Janeiro, anunciou a Conmebol, nesta quarta-feira. A entidade também confirmou que a decisão da Copa Sul-Americana será em Montevidéu (Uruguai).