Delegado é condenado por importunação sexual após assediar estagiária em SC
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - A Vara Criminal de São Miguel do Oeste (SC) condenou um delegado por importunação sexual após ele assediar uma estagiária da delegacia da cidade em 2020.
A Justiça condenou o delegado a um ano e quatro meses de prisão, pena revertida para reclusão em casa aos finais de semana, à exceção dos dias em que estiver de plantão. O réu também deverá pagar multa de R$ 5 mil à vítima por danos morais.
A denúncia foi feita pelo MP-SC (Ministério Público de Santa Catarina), que acusa o delegado de ter assediado a estagiária entre os meses de setembro e outubro de 2020, a fim de "obter favorecimento sexual".
O MP-SC também alega que o delegado fazia uso de seu poder hierárquico para "perturbar a tranquilidade" da estagiária, além de invadir a privacidade da vítima.
À reportagem, a Polícia Civil de Santa Catarina disse que em 2020 foi aberta uma sindicância investigativa para apurar os fatos e que, na ocasião, "o delegado respondeu pelo referido procedimento administrativo, sendo aplicadas as medidas correcionais previstas na lei", mas não exemplificou quais "medidas correcionais" foram essas.
O delegado pode recorrer da condenação imposta pela Vara Criminal.
O nome dele não foi divulgado pelo Ministério Público e pela Polícia Civil de Santa Catarina.