Diversas capitais podem ter recorde de frio neste fim de semana de Dia das Mães

Por FRANCISCO LIMA NETO

Defesa Civil alerta para frio intenso nos pr?ximos dias

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Diversas capitais em diferentes regiões do país devem registrar recorde de frio no ano até o próximo domingo (14), Dia das Mães.

De acordo com a Climatempo, a queda de temperatura é provocada por uma frente fria de origem polar que avança sobre o centro-sul do Brasil e que também deve provocar chuva.

No Sudeste, o excesso de nebulosidade contribui com a sensação de frio. Em São Paulo, a temperatura mais baixa do ano poderá ser registrada na madrugada deste domingo, quando os termômetros devem marcar mínima de 12ºC.

No Sul o frio já chegou, com geada e temperaturas negativas na serra catarinense. Nesta sexta (12) há condições para que o fenômeno se repita na região e também na serra gaúcha.

Em Porto Alegre o frio deve ser mais intenso no sábado (13), com mínima de 9ºC. Em Curitiba a previsão indica que a temperatura mais baixa do ano, de 8ºC, será registrada na madrugada do Dia das Mães.

Já Belo Horizonte pode ter sucessivos recordes de frio nesta sexta (12), no sábado e no domingo, com previsão de mínimas de 16ºC, 15ºC e 13ºC, respectivamente.

Para o fim de semana também é esperada uma queda expressiva de temperatura em Mato Grosso, e Cuiabá pode ter recorde de frio no domingo, com mínima de 12ºC. Em Campo Grande, a temperatura mais baixa do ano, 13ºC, pode ser registrada no sábado.

RECORDES DE FRIO ATÉ AGORA

Confira a seguir as menores temperaturas registradas em 2023 (até 10 de maio) nas sete capitais, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia):

São Paulo: 12,3°C em 21 de abril

Curitiba: 9,2°C em 21 de abril

Porto Alegre: 10,4°C em 20 de abril

Belo Horizonte: 16,4°C em 21 de abril

Rio de Janeiro; 15,0 °C em 21 de abril

Florianópolis: 11,3°C em 20 de abril

Vitória: 20,3°C em 3 de maio