Chuva deixa rastro de destruição em prédio recém-inaugurado da UFF
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Dois campus da Universidade Federal Fluminense, em Niterói (RJ) foram fortemente atingidos por chuvas na noite desta quinta-feira (5).
Alunos, que acabaram ilhados nos campus de Gragoatá e Valonguinho, registraram a destruição em vídeos publicados nas redes sociais.
É possível ver janelas quebradas, o revestimento do teto caído e poças em algumas salas.
Um dos prédios atingidos foi o Instituto de Arte e Comunicação Social, inaugurado em abril de 2023 em parceria da UFF com a prefeitura de Niterói.
A universidade afirmou que "alguns institutos cancelaram as aulas", mas não detalhou quais deles.
Os custos dos danos causados pelas chuvas ainda estão sob avaliação e "todas as medidas emergenciais para minimizar os danos provocados pelo temproal" foram tomadas, informou a UFF.
Lamentamos profundamente os prejuízos observados em algumas das nossas unidades e reafirmamos o nosso compromisso com a proteção e recuperação de todos os espaços e prédios da universidade.
UFF, em nota
Niterói entrou em estágio de atenção para chuvas acompanhadas de raios e rajadas de vento na noite desta quinta-feira, segundo a Defesa Civil.
A comunidade do Cavalão e o bairro de Maceió tiveram os maiores índices de precipitações, com 47,6 milímetros e 41,6 milímetros, respectivamente.
Quase 40 vias ficaram bloqueadas por causa da queda de árvores. A maior parte delas continuava bloqueada na manhã desta sexta-feira (6).