Homem é preso por xenofobia após chamar passageira de 'chinesa dos infernos' em avião

Por FÁBIO PESCARINI

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um homem foi preso na manhã desta terça-feira (28) por suspeita de xenofobia contra uma mulher chinesa, durante o embarque no aeroporto de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, em um voo da Latam que iria para Manaus.

Segundo a Polícia Federal, o passageiro empurrou a mulher e a chamou de "chinesa dos infernos".

O nome do suspeito não foi informado, nem se ele apresentou defesa.

De acordo com a Polícia Federal, o agressor seria apresentado à Justiça Federal e poderá responder pelo crime de ofensa à dignidade, previsto na lei 7.716, que trata de racismo. A pena, em caso de condenação, varia de dois a cinco anos de reclusão, além de multa.

Conforme a PF, policiais federais foram acionados pela empresa aérea que embarcava passageiros em Guarulhos, em razão da denúncia de que um homem havia empurrado e agredido verbalmente uma mulher, de nacionalidade chinesa, no momento em que ela se acomodava em seu assento no avião.

O caso foi presenciado por diversos passageiros, que aceitaram depor como testemunhas, afirmou a Polícia Federal.

O homem, a mulher e testemunhas acabaram levados à delegacia da PF para prestarem depoimento.

Foi instaurado inquérito policial contra o suspeito, com base na legislação antirracismo, em razão da ofensa contra a chinesa.

Segundo a Latam, após os procedimentos, que incluíram a retirada do passageiro, o voo LA3560 decolou para Manaus às 11h32.

Procurada, a Justiça Federal não respondeu até a publicação deste texto se foi mantida a prisão do passageiro.