Falta de energia deixa cidades da Grande São Paulo sem água

Por FRANCISCO LIMA NETO

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Cidades da Grande São Paulo estão com problemas no abastecimento de água desde quarta-feira (31) em razão da falta de energia elétrica.

O problema foi causado pelo temporal que atingiu o estado à tarde, ocasionando a queda de árvores, alagamentos e interrupção do fornecimento de energia em diferentes regiões.

De acordo com a Sabesp, tanto em Poá e Itaquaquecetuba quanto nas instalações de Santa Etelvina e Cidade Tiradentes, na zona leste de São Paulo, não há previsão de quando o abastecimento de água será normalizado porque o fornecimento de energia elétrica ainda não foi restabelecido.

Em Embu-Guaçu, a Sabesp afirmou que a energia foi restabelecida e que o abastecimento de água será normalizado, de forma gradual, ao longo do dia.

As operações da Sabesp em Guarulhos também serão normalizadas ao longo do dia, já que a energia elétrica já voltou. Os pontos mais críticos são os bairros Bonsucesso e Ponte Alta.

"A Sabesp pede o uso consciente da água pela população até que os sistemas estejam totalmente recuperados. É recomendável que os clientes priorizem o uso da água das caixas-d?água para necessidades essenciais como higiene e alimentação", destacou.

Em São Paulo e região metropolitana, foram 133 chamados para queda de árvores, sete para alagamentos, e outros sete para desabamentos/desmoronamentos, de acordo com os bombeiros.

Poá e Itaquaquecetuba são atendidas pela EDP e a cidade de São Paulo pela Enel. As concessionárias de energia das regiões afetadas foram procuradas, mas não responderam até esta publicação.