Foto mostra buraco na cela por onde fugiram detentos do presídio de Mossoró
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Uma imagem da penitenciária de Mossoró (Rio Grande do Norte) mostra o buraco feito na cela de um dos detentos que conseguiu fugir na última terça-feira (12).
A passagem foi feita na parede onde ficava uma luminária.
Os dois detentos foram vistos por moradores na manhã desta sexta-feira (16), segundo pessoas que acompanham as buscas na região. Policiais também encontraram pegadas, camisa e uma toalha, que acreditam ser dos dois presos.
A polícia usou o modelo de tênis usado por detentos para comparar com as pegadas e avaliar se seriam mesmo dos fugitivos. A princípio, a informação era de que o tênis havia sido usado na fuga, mas versão foi corrigida depois. Tudo que está sendo encontrado está passando por perícia.
A avaliação de pessoas que acompanham as buscas é de que as evidências aumentaram nas últimas 12 horas e que os fugitivos continuam na região de Mossoró. A expectativa é que eles sejam capturados ainda nesta sexta-feira (16).
COMO FOI A FUGA, SEGUNDO O GOVERNO
**Sob reflexos do Carnaval**
A fuga da penitenciária federal de Mossoró foi realizada na madrugada da Quarta-Feira de Cinzas (14), quando, segundo o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, as "pessoas estão mais relaxadas"
**Lustre**
A fuga ocorreu pela luminária, que não tinha estrutura protegida por uma laje de concreto, mas feita de alvenaria comum
**Shaft**
À seguir, os dois detentos chegaram ao local da manutenção do presídio, onde estão máquinas, tubulações e toda a fiação
**Teto**
De lá, a dupla conseguiu alcançar o teto do prédio. Também não havia havia nenhuma laje de concreto ou sistema de proteção
**Ferramentas**
Na sequência, os fugitivos encontraram ferramentas que estavam sendo usadas na reforma interna do presídio. Segundo o ministro, um tapume de metal, que protegia o local da reforma, mas que foi facilmente ultrapassado
**Alicate**
Com um alicate para cortar arame, conseguiram passar pela grade que impedia o acesso ao lado externo do presídio
**Apagão**
De acordo com o ministro da Justiça, algumas câmeras não estavam funcionamento adequadamente, assim como lâmpadas, que poderiam ter ajudado na detecção da fuga