Foragido da Justiça brasileira é preso na Bélgica após pedido de extradição do MPMG

Ele é acusado de lesão corporal e tortura de enteados em Inhapim.

Por Redação

Imagem ilustrativa de Justiça e Direito

Um homem de 40 anos, acusado de lesão corporal e tortura contra seus enteados em Inhapim, Minas Gerais, foi preso na Bélgica após ser alvo de uma Difusão Vermelha da Interpol e de um pedido de extradição requerido pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). A prisão foi efetuada por autoridades belgas, e o acusado permanece em prisão provisória enquanto aguarda o processo de extradição para o Brasil.

Segundo o MPMG, o homem submeteu as crianças, sob sua guarda, a intenso sofrimento físico e mental como forma de castigo pessoal, com os castigos sendo considerados desproporcionais. O crime teria ocorrido em 2019.

A ação que resultou na prisão foi feita através de uma colaboração entre o MPMG, o Ministério da Justiça, a Polícia Federal de Minas Gerais, a Interpol no Brasil e a Polícia Civil de Minas Gerais. O promotor de Justiça responsável pelo pedido de Difusão Vermelha, Jonas Junio Linhares Costa Monteiro, destacou que a prisão representa um avanço no combate à impunidade e aos crimes graves cometidos na região.

O processo está em tramitação na 2ª Vara Criminal de Inhapim. Se condenado, o homem poderá cumprir uma pena de dois a 11 anos de prisão em regime fechado.