Instituições de Ensino podem inscrever estudantes em evento sobre setor de lácteos no Instituto de Laticínios Cândido Tostes

Para participar da Tecnolac, estudantes precisam estar no 3º ano do Ensino Médio e devem realizar o cadastro para visitas guiadas e oficinas até o dia 31 de agosto

Por Da Redação

Visitas guiadas estão entre as opções para os jovens

Escolas e demais instituições de Ensino Médio públicas ou privadas podem se inscrever para participar do Tecnolac 2023, evento promovido pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), vinculado à Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) para aproximar os jovens das tecnologias do setor de lácteos. O evento ocorre entre os dias 21 e 22 de setembro nas dependências do Instituto. A participação é gratuita e a expectativa é de que 500 estudantes passem pelo espaço ao longo da mostra. As visitas ocorrerão em grupos de cerca de 25 pessoas, que participarão de todas as oficinas, que terão de 15 a 20 minutos cada. Visitas guiadas à fábrica-escola da EPAMIG ILCT encerrarão as programações dos dois dias, para que os participantes possam ter contato com equipamentos de escala industrial.

A intenção é apresentar por meio de visitas guiadas e oficinas temáticas conhecimentos sobre a cadeia de lácteos e os curso superior de Tecnologia em Laticínios, oferecido pelo Instituto desde 2022. Segundo o ILCT/Epamig, as atividades são baseadas em dúvidas comumente associadas ao setor, como a como a diferença entre intolerância à lactose e alergia ao leite, por exemplo. Por meio da popularização desse conteúdo, complementado com informações teóricas, o Instituto promove a grade curricular e o projeto pedagógico da graduação.

A seleção das escolas será feita com base no índice de aprovação de cada  instituição ou centro de ensino. Caso seja selecionada, a instituição deverá enviar uma lista com os nomes dos estudantes para inscrições individualizadas e, posteriormente, confecção de certificados. O número limite é de 50 pessoas por colégio.

A programação é composta por 10 oficinas que vão trabalhar desde questões mais teóricas, como a microbiologia e a físico-química de leite e derivados, à fabricação de produtos lácteos, como manteiga, queijo Minas Frescal, requeijão e gelados comestíveis. Também haverá apresentação de tecnologias geradas pela EPAMIG ILCT ao longo dos anos, como o “kefirgerante” e a utilização de luteína para melhoria de alguns produtos lácteos. O conteúdo será repetido nos dois dias do evento, de forma que uma instituição de ensino poderá participar apenas na quinta-feira de  ou na sexta-feira (22/8).

As inscrições devem ser feitas on-line.