Concurso Público da Polícia Militar tem inscrições abertas até fevereiro em Minas Gerais

Mais de dois mil soldados irão ingressar na Instituição

Por Redação

Inscrições para o concurso público da Polícia Militar de Minas Gerais vão até 6/2

Nesta quinta-feira (11), o estado de Minas Gerais anunciou que as inscrições para o concurso público da Polícia Militar vão até 6 de fevereiro. Segundo a instituição militar, as vagas permitem a entrada de mais de dois mil soldados com o objetivo de proporcionar mais segurança a população. O concurso terá três fases: prova de conhecimentos (objetiva), avaliações psicológicas e exames de saúde, além de avaliação física militar.

Os aprovados farão parte do Curso de Formação de Soldados (CFSd) 2024, com duração de nove meses, em tempo integral, que será realizado na Escola de Formação de Soldados (EFSd), da Academia de Polícia Militar (APM), em Belo Horizonte, e nas Companhias de Ensino e Treinamento da PM no interior.

Durante o curso, o discente vai receber remuneração, abono fardamento, assistência médico-hospitalar, psicológica e odontológica, conforme legislação em vigor.


Confira os requisitos

Os requisitos para ingressar na corporação são: ser brasileiro, ter nível superior de escolaridade, estar quite com as obrigações eleitorais e militares, ter entre 18 e 30 anos de idade, ter Carteira Nacional de Habilitação válida - no mínimo na categoria “B” -, possuir idoneidade moral, ter altura mínima de 1,60 metro (um metro e sessenta centímetros), ter sanidade física e mental, ter aptidão física, ser aprovado em avaliação psicológica e não apresentar - quando em uso dos diversos uniformes - tatuagem visível que seja, por seu significado, incompatível com o exercício das atividades de policial militar.

Confira o edital para mais informações.

 

Órgão divulga balanço de 2023 e projeção do próximo quadriênio

No ano de 2023, a PMMG passou a contar com mais de 3 mil novos policiais militares e 634 novas viaturas. A instituição, ainda, adquiriu 1.549 novos armamentos entre pistolas, fuzis e armas de impulso elétrico, e 1.887 novos equipamentos como rádios móveis, HTs, computadores, escudos e capacetes balísticos, e realizou ações de inteligência que resultaram na prisão de diversos infratores do programa Procura-se.

Para o atual quadriênio, que compreende 2024 a 2027, a instituição reformulou o seu Plano Estratégico com o objetivo de nortear suas ações futuras dentro de um processo cada vez mais interligado entre as áreas da corporação, levando em conta a expertise dos militares, o ponto de vista do Governo do Estado, de vários poderes, de especialistas de diversas áreas e da população.

Além disso, um novo sistema integrado de operações, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi desenvolvido pela Polícia Militar. A solução, denominada Sistema Puxado de Policiamento (SPP), é a primeira encomenda tecnológica voltada para área da segurança pública no Brasil e tem como objetivo uma gestão mais eficiente dos recursos humanos da instituição, entre elas o controle e acompanhamento da carga horária pelo militar, a produção das escalas e indicadores de emprego de policiamento.