Mais dois editais para o concurso do Corpo de Bombeiros são publicados; veja detalhes

Ao todo, são 329 vagas para homens e mulheres nas seguintes áreas de cursos: Formação de Oficiais, Formação de Soldados e de Soldados, Especialistas e o Estágio Preparatório de Saúde.

Por Redação

Orientações cabeça d'água Corpo de Bombeiros

Mais dois editais do concurso do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) foram publicados. As inscrições para o certame começam no próximo mês.

Ao todo, são 329 vagas para homens e mulheres nas seguintes áreas de cursos: Formação de Oficiais (CFO), Formação de Soldados e de Soldados (CFSd), Especialistas (CFSd Especialistas) e o Estágio Preparatório de Saúde (EPOSau).

Uma novidade para este concurso é a ampla concorrência em todos os três certames, ou seja, não haverá delimitação para as vagas femininas. Contudo, as provas físicas permanecem com tabelas diferenciadas para homens e mulheres.

Inscrições

Os interessados devem se cadastrar a partir de 22 de julho até 23 de agosto, no site do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan), responsável pelo certame. 

O valor da inscrição é R$ 220 para o CFO 2025 e EPOSau 2025 e as provas deverão ser aplicadas no dia 22 de setembro deste ano.

Já o CFSd e CFSd Especialista têm a inscrição no valor de R$ 101. As provas devem ser realizadas no dia 29 de setembro de 2024.

“De forma geral, o ingresso na instituição exige requisitos comuns para todos os editais, como possuir idoneidade moral; ter aptidão física; ser aprovado em avaliação psicológica; ter sanidade física e mental”, explicou o Governo de Minas.

Atualmente, em cumprimento a Lei Complementar nº 168/23, também é exigido o nível de escolaridade superior e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou permissão para dirigir, no mínimo categoria B.

O que muda neste ano?

Para o concurso do CFO 2025, será exigido a titulação de nível superior de escolaridade, na modalidade de bacharelado ou de licenciatura, ou seja, não há restrição de curso.

Já para o CFSd 2025 será exigido a titulação de nível superior de escolaridade, sendo o curso superior bacharelado, licenciatura, tecnólogo, sequencial.

Para o CFSd Esp (mecânicos, desenvolvedor e técnico em telecomunicações), os candidatos deverão ter curso de nível superior em qualquer área, e também, o curso técnico na área da especialidade a qual concorre.

Para o cargo de músico, os candidatos deverão ter apenas curso de nível superior em qualquer área.

Para o EPOSau, o interessado deve ter curso de graduação relacionado à categoria profissional para qual concorre, e ter inscrição ativa da categoria Enfermeiro no Conselho Regional de Enfermagem ou na categoria de Psicologia no Conselho Regional de Psicologia da respectiva unidade federativa vinculada.