P?scoa também é ?poca de brincar

Por

Páscoa também é época de brincar Estimular a imaginação das crianças quanto aos símbolos da Páscoa faz com que se tornem adultos mais criativos

Aline Furtado
Repórter
6/3/2010

A pouco menos de um mês para a Páscoa, que tal dar asas à imaginação e começar a brincar com as crianças antes mesmo de o domingo recheado de chocolates chegar?

Para a pedagoga Aline Dato Mendes, o sentido das festas ao longo do ano não pode ser perdido. "Devemos incentivar as crianças para que descubram o que há de sutil por trás do ovo de Páscoa que elas veem no supermercado. Se o adulto não dá os significados dos elementos, a criança fica só com o objeto. Reforçar o real significado da data, que é a celebração da vida, é fundamental."

No caso do coelho, símbolo da Páscoa, por exemplo, o que deve permear o elemento são as pistas referentes ao aparecimento daquele que seria responsável pela entrega dos ovos de chocolate. "É interessante que os pais, familiares e professores contribuam para a curiosidade, que é própria da infância. Elementos lúdicos servirão como subsídios para um adulto mais criativo."

Segundo a pedagoga, as brincadeiras podem ter início antes mesmo da Páscoa. "É possível começar três domingos antes. Criar expectativa nas crianças é muito importante, principalmente por vivermos em um mundo tão imediatista." Ela lembra que se os pais prometem, com antecedência, aos filhos um determinado ovo de Páscoa, estão tirando a possibilidade de explorar a imaginação, o que faz parte da essência do universo infantil.

Hora de brincar

Entre as brincadeiras sugeridas por Aline está a criação de um espaço que vai servir como toca para o coelhinho, além do ninho para os ovos de Páscoa. "A toca pode ser criada com o uso de duas cadeiras e um lençol, que servirá como cobertura. O ninho pode ser confeccionado com o uso de caixas ou cestas." Ela lembra que os pais podem fazer passeios com os filhos, durante os quais serão colhidas flores e folhas secas para decorar o ninho.

Outra dica, que auxilia a imaginação das crianças, é usar um pote com água e uma cenoura, que deverão ficar no cantinho do coelhinho. "Para incentivar a expectativa, pode-se, de um dia para outro, derrubar um pouquinho da água e dar uma mordidinha na cenoura. Assim, a criança vai imaginar que o coelho realmente passou por ali."

 Os textos são revisados por Madalena Fernandes

Últimas Notícias