Mercado de ovos de P?scoa investe em cores e formatos para atrair consumidor
Mercado de ovos de Páscoa investe em cores e formatos para atrair consumidorPersonagens como Barbie, Hello Kitty, Ben 10 e Homem Aranha estão entre os mais procurados. Lojas oferecem opções como diet e ovos de chocolate à base de soja
Repórter
28/3/2011
Uma da datas que ajudam a impulsionar as vendas do comércio é a Páscoa, que será comemorada no domingo, 24 de abril. As lojas que comercializam ovos de Páscoa, pirulitos e bombons já podem ser vistas decoradas para a data. E opções não faltam para quem busca novidades. O mercado tem investido em itens como cores e formatos para atrair a atenção não só das crianças, mas também de adultos.
"Entre as novidades, temos ovos que vêm no interior de bolsinhas com alça imitando pérolas, ovos com ursinhos de pelúcia, além de modelos que trazem brinquedos no seu interior. É preciso estar sempre inovando, e cores e detalhes fazem toda a diferença", explica a proprietária de uma loja especializada em doces, Cristina Ayub. Para os adultos, ela lembra que existem os chocolates em formato de coração, aqueles que trazem mensagens confeccionadas no próprio chocolate, além de outros produtos, como pães de mel e tortas de sabores variados.
- Coelho anão pode ser boa opção de presente para as crianças na época da Páscoa
- Instituições de caridade recebem doações de ovos de Páscoa
- Páscoa já aquece mercado e aumenta número de contratações
O proprietário de uma fábrica de chocolates na cidade, Rubens Kayambá, aposta em personagens infantis e até em estampas da moda. "Temos chocolates embalados com temas infantis, como Carros, Power Ranger, Hello Kitty, Princesas e por aí vai. Para os adultos, em especial as mulheres, temos ovos com embalagens com cores da moda, além de estampas em bolas coloridas." Outras novidades são os coelhos confeccionados em pelúcia, que trazem no corpo ovos de Páscoa. "É uma data em que é possível explorar muito. Aproveitamos símbolos como o coelho e a cenoura para criar nossos produtos."
Com relação às grandes marcas de chocolate, a gerente de uma loja de produtos alimentícios, Talia Cristina Ribeiro, destaca que o formato e os personagens de desenho animado são o carro-chefe. "Os modelos dos ovos têm vindo diferentes a cada ano. Temos ovos que imitam chocolates tradicionais e ovos imitam o formato de uma caixa de bombom." Entre os personagens, ela afirma que existem aqueles que fazem sucesso ao longo dos anos, como é o caso da Hello Kitty e da Barbie, e aqueles que surgem de acordo com a época. "Este ano é a vez do Homem Aranha e do Ben 10."
Foco na saúde
Tendo em vista não só as pessoas que não podem consumir determinados alimentos, mas também aqueles que optam por não comer doces, as lojas especializadas, assim como as grandes marcas, trabalham com foco no nicho do mercado diet. "Além disso, já existem marcas fabricando o ovo feito com chocolate à base de soja, que é direcionado a pessoas alérgicas à lactose", destaca Talia.
Data divide opiniões
O fato de a Páscoa, este ano, ser comemorada no final do mês de abril é motivo para apreensão para alguns, enquanto outros apostam que não terão prejuízo. "Acho que isso não será problema. Quem quiser comprar, vai comprar. Até porque, existe a opção de jogar o pagamento para o mês de maio", revela, confiante, Kayambá. Já Talia acredita que a época não será favorável às vendas. "Será longe do pagamento de grande parte das pessoas, que recebe até o dia 10 de cada mês."
Com relação ao movimento, os comerciantes são unânimes ao citar que as vendas só devem aumentar na semana que antecede a Páscoa. "É fato que as pessoas deixem para comprar na última hora", constata Cristina. Mas, segundo ela, quem quiser ter mais opções na hora da compra deve ficar atento e correr às lojas o quanto antes.
Os textos são revisados por Thaísa Hosken