Perda da tradição do jejum diminui vendas de bacalhau, dizem lojistas
Perda da tradição do jejum diminui vendas de bacalhau, dizem lojistas
O quilo do bacalhau do Porto varia entre R$ 34,90 e R$ 43,99 em Juiz de Fora
Repórter
24/03/2014
Ingrediente importante dentro da tradição pascal, o bacalhau tem perdido espaço na mesa neste período, segundo os comerciantes das lojas especializadas de Juiz de Fora. Com a redução da prática do jejum, a opção por ingerir carne vermelha na Semana Santa tem feito com que as pessoas deixem de comprar o produto, especialmente nesta época, e consumi-lo mais vezes ao ano.
"Temos vendido bacalhau na promoção. É isso que tem garantido as vendas, que só tem piorado ano a ano. As pessoas têm deixado de fazer o jejum de carne e consumir o bacalhau na Sexta-feira Santa ou mesmo no Domingo de Páscoa, como uma refeição diferenciada. A tradição vem sendo extinguida, as pessoas têm mudado a forma de comportamento", constata a proprietária de uma loja de especiarias na rua Mister Moore, Bernadete Ferreira Oliveira.
- Paróquia São Mateus desenvolve aplicativo para a Semana Santa
- Instituições de JF já estão recebendo doações para a Páscoa
A proprietária de um mercado na mesma rua, Lígia Martins Ferreira, concorda que os hábitos tradicionais vêm se perdendo. "O povo não espera mais a Semana Santa para comer o bacalhau. Muitos ainda deixam para comprar na Páscoa, mas é um produto que tem boas vendas durante o ano todo. O consumo não é mais datado. Eu trabalho com bacalhau dessalgado o ano inteiro e em qualquer feriado o pessoal já aproveita para fazer um prato com o ingrediente", diz.