Autoescolas tem até 30 de junho para se adequarem aos simuladores

Por

Autoescolas tem at? 30 de junho para se adequarem aos simuladores
Quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014, atualizada às 12h05

Autoescolas tem até 30 de junho para se adequarem aos simuladores

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou que os Centros de Formação de Condutores (CFCs) têm até 30 de junho para se adequarem ao Simulador de Direção Veicular na nova estrutura curricular para formação do candidato à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria "B". A decisão foi tomada na reunião mensal do Contran realizada na última terça-feira, 11 de fevereiro, e publicada Diário Oficial da União desta quarta, 12.

No entanto, a resolução 444/13, que torna obrigatório o uso do simulador, continua em vigência desde janeiro deste ano e já está sendo adotada em alguns estados como São Paulo, Rio Grande do Sul e Acre. Esta resolução foi prorrogada em 30 de junho de 2014 para permitir o credenciamento de novas empresas fabricantes de simuladores. Atualmente, quatro empresas estão homologadas no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Os conselheiros avaliaram a necessidade de dar um novo prazo às autoescolas depois de apreciar o relatório das visitas técnicas realizadas pelo Denatran aos estados. Na avaliação dos técnicos, ainda é preciso adequar às normas técnicas para atender às peculiaridades regionais, disponibilidade de internet, criação de unidades itinerantes ou móveis e criação de centros de simuladores compartilhados pelos Centros de Formação de Condutores.

O Denatran ainda informou que continuará realizando visitas técnicas aos estados para avaliar os problemas regionais e encaminhá-los ao Contran para tomar as providências necessárias para que não haja prejuízo ao usuário.

Com informações do Ministério das Cidades