Marília oscila para cima e mantém liderança em PE; quatro empatam em 2º, mostra Ipec
SÃO PAULO, SP (UOL-FOLHAPRESS) - Pesquisa Ipec realizada com entrevista nos domicílios para a corrida do governo de Pernambuco, contratada pela TV Globo Nordeste e divulgada nesta terça-feira (27), aponta Marília Arraes (Solidariedade) liderando a disputa. A deputada federal aparece em primeiro, com 34% das intenções de voto na simulação estimulada, que é quando uma lista prévia com nomes dos candidatos é apresentada aos entrevistados.
Marília Arraes oscilou um ponto para cima em relação à pesquisa anterior, divulgada no dia 21 de setembro.
Na sequência, aparecem quatro candidatos empatados tecnicamente em segundo: Raquel Lyra (PSDB), com 15%, Miguel Coelho (União Brasil) e Danilo Cabral (PSB) têm 13% cada e Anderson Ferreira (PL), tem 11%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Pastor Wellington (PTB) tem 2%. Os demais candidatos não pontuaram.
Brancos e nulos são 7% dos entrevistados e não souberam, 5%.
O levantamento ouviu pessoalmente 1.504 eleitores em Pernambuco entre os dias 24 e 26 de setembro em 57 cidades pernambucanas. O nível de confiança, segundo o instituto, é de 95% e a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-02828/2022 e custou R$ 117.349,89.
VEJA OS CENÁRIOS DE 1º TURNO:
CENÁRIO ESTIMULADO
Marília Arraes (Solidariedade): 34%
Raquel Lyra (PSDB): 15%
Miguel Coelho (União Brasil): 13%
Danilo Cabral (PSB): 13%
Anderson Ferreira (PL): 11%
Pastor Wellington (PTB): 1%
João Arnaldo (PSOL): 0%
Claudia Ribeiro (PSTU): 0%
Jones Manoel (PCB): 0%
Jadilson Bombeiro (PMB): 0%
Brancos e Nulo: 7%
Não souberam: 5%
SOBRE O INSTITUTO
O Ipec foi fundado em fevereiro de 2021 por ex-executivos do Ibope, que encerrou suas atividades em janeiro por conta do fim de um acordo de licenciamento da marca após 79 anos. O Ipec aborda entrevistados em suas casas, localizadas em áreas estabelecidas conforme distribuição do eleitorado brasileiro.