Em Tempo Real: Acompanhe o dia de votações em Juiz de Fora
As votações começaram às 8h deste domingo (2), quando os eleitores juiz-foranos vão decidir nas urnas como ficará o Legislativo e do Executivo nacional e estadual. A ACESSA.com registrou algumas filas na região Sul. O trânsito nas regiões Centrais e Sul seguem normal.
10h25 - Eleitores lotam na manhã deste domingo (2) as seções eleitorais na Escola Oswaldo Velloso, no bairro Santa Luzia, região Sudeste de Juiz de Fora, seguindo a tendência de outras eleições. A ACESSA.com também registrou despejo de santinhos pelas calçadas em frente a escola e o Clube Bom Pastor, na região Sul.
10h46 - Trânsito na Avenida Rio Branco sentido Centro/Bom Pastor está lento agora pela manhã.
10h56 - Até o momento, o Cartório Eleitoral de Juiz de Fora registra tranquilidade nas votações pelo município. O único destaque é a substituição de oito urnas eletrônicas que apresentaram defeitos no início da manhã. As urnas com defeito que foram substituídas em Juiz de Fora:
Seção - 470 - Local: Escola Tancredo Neves
Seção - 235 -Local: Igreja Bom Pastor
Seção - 306 - Local: Escola Batista de Oliveira
Seção - 071 - Local: Doctum
Seção - 329 - Local: Escola Coronel Alves Teixeira
Seção - 313 -Local: Escola Padre Wilson - Igrejinha
Seção - 484 - Local: Escola Estadual Antônio Carlos
Seção - 470 - Local: Universo
Neste período da manhã, não há nenhuma ocorrência em andamento em razão de crime eleitoral.
12h20 - O chefe do Cartório da 153ª Zona Eleitoral, Eduardo Braga, detalhou que mesmo com toda logística grande da Justiça Eleitoral de Juiz de Fora, com 1.350 urnas, ou seja, 1350 seções eleitorais, o movimento das eleições na cidade pode ser considerado "Tivemos apenas oito urnas substituídas até 12h, e nenhuma ocorrência policial, nenhuma pessoa foi presa".
A informação foi confirmada pelo relações-públicas da PM, em Juiz de Fora, major Jean Amaral, que reforça que todo o efetivo da Polícia Militar está empenhada nos locais de votação, conforme ele mesmo informou em entrevista no sábado à ACESSA.com. Já na região, apenas um homem foi preso e conduzido para a Delegacia na cidade de Rio Preto, após ser flagrado derramando santinhos na rua.
Braga ainda lembra que a única fiscalização a cargo dos mesário é não permitir que eleitores levem celulares para as cabines de votação. "Já para a parte externa das seções de votação, quem faz a fiscalização são os Policiais Militares. Além disso, o próprio eleitor pode fazer a denúncia, em casos de boca de urna, que não tivemos quase nenhum registro".
Às 17h, quando os mesários encerrarem a urna eletrônica, o chefe do Cartório da 153ª Zona Eleitoral explica que uma equipe vai buscá-las. "Antes mesmo desta equipe, outro grupo traz as mídias para o Cartório Eleitoral e fazemos a transmissão dos resultados para Brasília. Lembramos que antes das eleições fazemos um autoteste das urnas no início quando chegam na cidade, fizemos carga delas, e, a partir dali sorteamos uma urna para ver se os dados estão corretos, desde eleitores quanto os dos candidatos, além de outra verificação de data e hora se estão corretas. E no sábado (1°), Juiz de Fora teve uma urna sorteada que foi para Belo Horizonte onde é feito votação paralela".
12h21 - Lotação também no Colégio Caes, no bairro Nova Era, e derrame de santinhos pela calçada.
12h30 - Bairro Barbosa Lage, Escola Estadual Colorindo Burnier lotada
12h33 - Escola Municipal Presidente Tancredo Neves, no bairro São Pedro
15h41 - Seções da Escola Municipal Santos Dumont, no bairro Santos Dumont, na Cidade Alta continuam lotadas com espera de até 2 horas na fila.
15h59 - PM registrou um boletim de ocorrência na tarde deste domingo (2), no bairro São Bernardo. Um homem tentou entrar na cabine de votação com o filho e foi repreendido. Neste momento, ele chutou a mesa da urna. Leia ocorrência completa.
16h03 - Votação com filas também na Faculdade Doctum, na Avenida Rio Branco, no Centro.
16h54 - Circula nas redes sociais que outra urna teria sido trocada na seção 662, no bairro Caiçaras, mas chefe do Cartório da 153ª Zona Eleitoral, Eduardo Braga, não confirmou informação.
16h55 - Segundo o TRE-MG, todas as pessoas que estiverem na fila das suas seções eleitorais até as 17h receberão uma senha para que possam votar normalmente.
17h27 - Ao todo, 11 urnas foram trocadas durante as eleições deste domingo (2), em Juiz de Fora, conforme Cartório da 153ª Zona Eleitoral.
As outras três urnas trocadas foram nos seguintes locais:
Seção - 662 - Local: Escola Augusto Gortadelo
Seção - 344 - Local: Escola Carlos Drummond de Andrade
Seção - 255 - Local: Escola Henrique José de Souza
17h44 - Conforme o juiz eleitoral José Alfredo a demora nas filas se deve a à biometria. "Não temos percentuais concretos, mas essa eleição deve ser a que teve menos abstenções de eleitores dos últimos tempos".
17h45 - Equipe começa a chegar no Cartório Eleitoral com as mídias com os votos das seções de Juiz de Fora. Dados serão enviados para Brasília.