Comissão da Criança e do Adolescente ganha apoio para criação de Delegacia
Comissão da Criança e do Adolescente ganha apoio para criação de Delegacia
A Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Câmara obteve apoio do deputado Isauro Calais (PMN) para a criação da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente em Juiz de Fora. Os vereadores Jucelio Maria (PSB), Antônio Aguiar (PMDB) e Wanderson Castelar (PT), que integram a comissão, já encaminharam ofícios e representações ao governo estadual com a reivindicação e aguardam por audiência com o secretário de Defesa Social de Minas, Bernardo Santana de Vasconcellos, para consolidar o pedido.
Em reunião nesta segunda-feira, 9 de março, com os legisladores municipais, Isauso Calais se dispôs a fazer o agendamento. Ainda apresentou dois ofícios já encaminhados ao secretário nos quais solicitou o equipamento. O parlamentar é a favor da implantação da estrutura em todos os municípios, em especial naqueles com mais de cem mil habitantes.
A Comissão vem atuando para que a estrutura seja viabilizada desde 2013 e chegou a requerer a inclusão de recursos no orçamento estadual. Em contato com autoridades, os vereadores foram informados sobre o projeto de descentralização, com o surgimento de cinco polos. Juiz de Fora seria um deles. Jucelio Maria aplaudiu a iniciativa que desafogará o município, responsável pelo atendimento de toda a região, e possibilitará assistência multiprofissional em um mesmo local.
O vereador Antônio Aguiar chama atenção para estudos que revelam alterações neurofuncionais em crianças vítimas de violência. Ele adianta que já há países oferecendo assistência terapêutica, destinada a pessoas com desgaste social extremo de forma a valorizar uma nova visão de mundo.
Com informações da Câmara de JF