Comissão de Saúde detecta falta de remédios e insumos no PAI
Comissão de Saúde detecta falta de remédios e insumos no PAI
Os vereadores José Fiorilo (PDT), Antônio Aguiar (PMDB) e Wanderson Castelar (PT), integrantes da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, vistoriaram o Pronto Atendimento Infantil (PAI) na manhã desta quarta-feira, 20 de maio. A falta de medicamentos básicos foi constatada pelos representantes do Legislativo como Amoxicilina (há três meses), Ampicilina (há mais de um ano) e Benzetacil (há cerca de seis meses), além de faltarem insumos como agulhas (há cerca de um mês). A unidade pediátrica de emergência realiza cerca de três mil atendimentos por mês a usuários de 0 a 11 anos, 11 meses e 29 dias.
As informações foram prestadas pela coordenadora do PAI, Kátia Pedretti, e pela funcionária da Unihealth na farmácia do PAI, Érika Rodigoli. A supervisora do projeto da Unihealth, Estefânia Guedes, acompanhou a visita dos vereadores e assegurou que o problema da falta destes medicamentos não é só nesta unidade municipal, mas em todo o sistema de saúde, pois os referidos medicamentos estão em falta no mercado e não estão sendo entregue pelas empresas farmacêuticas. Com isso, segundo a coordenadora do PAI, tem sido necessária a troca destes medicamentos por outros.
- Projeto de Região Metropolitana de Juiz de Fora é publicado
- Isauro quer que voos para BH sejam direcionados para Aeroporto da Pampulha
Ainda de acordo com a supervisora do projeto da Unihealth, a farmácia do PAI hoje conta com todos os itens unitarizados e integrados ao sistema do centro de distribuição da empresa na cidade. Se há falta de medicamentos e/ou de insumos é porque estão em falta no centro de distribuição, e não por deficiência da logística adotada.
Tanto o presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, vereador José Fiorilo, quanto os vereadores Antônio Aguiar e Wanderson Castelar afirmaram que a falta de determinados medicamentos vem sendo sistemática nas unidades de saúde do Município e a Comissão está monitorando a situação desde o início do ano passado. A visita desta quarta-feira é mais uma das iniciativas da Comissão para possibilitar o entendimento do problema recorrente e o fechamento do relatório que será apresentado ao conjunto dos vereadores.
Os integrantes da Comissão de Saúde da Câmara Municipal também vistoriaram o setor de Raios X do PAI e decidiram solicitar formalmente à secretaria municipal de Saúde o funcionamento 24 horas do serviço, já que, hoje, o setor de Raios X só atende de segunda-feira a sábado, de 16h às 22h.
Com informações da assessoria