Antínio Anastasia é eleito senador em Minas Gerais
Antônio Anastasia é eleito senador por Minas Gerais
O ex-governador de Minas Gerais Antônio Anastasia, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), foi eleito senador por Minas Gerais, pelos próximos oito anos. Com 100% das urnas apuradas, o ex-governador teve 56,73% da preferência dos eleitores, com 5.102.987 votos, contra 40,18% (3.614.720) do candidato Josué Alencar (PMDB).
Anastasia foi eleito vice-governador em 2006 e, com a renúncia de Aécio Neves em março de 2010, assumiu o governo até o final do mandato. Foi reeleito governador em 2010 em primeiro turno (62,72%) com 6.275.520 votos, ficando no governo até 4 de abril de 2014. Nesta data, renunciou ao governo para coordenar o Plano de Governo do senador Aécio Neves para Presidência da República e se colocar à disposição para candidatura ao Senado Federal.
O ex-governador de Minas Gerais nasceu em Belo Horizonte (MG) em 1961. Antônio Augusto Junho Anastasia é formado em Direito e mestre em Direito Administrativo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e lecionou na mesma universidade.
Deu início a sua carreira política em 1991, com 30 anos, como Secretário-Adjunto de Planejamento e Coordenação Geral do então governador Hélio Garcia. Em Minas Gerais exerceu os cargos de Secretário Estadual de Cultura, de Recursos Humanos e de Administração.
Durante o governo de Fernando Henrique Cardoso à frente da Presidência da República em 1998, foi Secretário-Executivo do Ministério do Trabalho e do Ministério da Justiça, além de Ministro Interino do Trabalho.
Em 2003, durante o governo de Aécio Neves em Minas Gerais, Anastasia foi nomeado Secretário de Estado de Planejamento e Gestão, onde participou do plano administrativo estruturando o programa conhecido por "Choque de Gestão".