Recadastramento biom?trico começa na próxima semana em Juiz de Fora
Recadastramento biométrico começa na próxima semana em Juiz de Fora
O projeto de implantação da biometria para as eleições municipais continua sendo expandido em Minas Gerais. As próximas cidades a serem contempladas com o serviço são Juiz de Fora, Belmiro Braga e Coronel Pacheco, na Zona da Mata; Janaúba e Verdelândia (Região Norte); Mantena, Central de Minas, Mendes Pimentel, São Félix de Minas e São João do Manteninha (Vale do Rio Doce) e Santo Antônio do Monte (Centro-Oeste). Os eleitores dessas cidades podem procurar a Justiça Eleitoral para o recadastramento biométrico, garantindo assim, uma votação mais segura e moderna nas Eleições 2016. Em Juiz de Fora, não há obrigatoriedade no recadastramento.
Já os eleitores de Chácara e Vieiras (Zona da Mata), Nova Porteirinha (Norte), Nova Belém (Vale do Rio Doce) e Pedra do Indaiá (Centro-Oeste) devem comparecer aos postos de atendimento para fazer a revisão biométrica, se não quiserem ter seus títulos cancelados, até o dia 18 de dezembro.
- Comissão que apura Empav entrega relatório final nesta quinta
-
06/10
Em Senador Cortes (Zona da Mata), os eleitores poderão fazer o recadastramento biométrico no ônibus TRE Aqui, que ficará estacionado em local de grande circulação (a ser definido), entre os dias 7 e 17 de outubro. Após o fim do período do ônibus nesse município, os eleitores têm até o dia 18 de dezembro para se dirigir ao cartório eleitoral do município-sede para fazer a revisão.
O horário de atendimento do recadastramento biométrico é de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h nos cartórios, e de segunda a sábado, das 9h às 17h no ônibus.
Documentação e procedimentos
Para fazer o recadastramento biométrico, o eleitor deve apresentar documento de identificação oficial com foto, título de eleitor (se tiver), CPF (se tiver) e, ainda, comprovante de endereço, para que o eleitor comprove seu vínculo com o município onde vota. Os maiores de 18 anos que forem tirar o título de eleitor pela primeira vez podem fazê-lo durante o recadastramento biométrico. Nesse caso, os eleitores do sexo masculino devem apresentar também o comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório.
O procedimento de recadastramento biométrico envolve a coleta das impressões digitais de todos os dedos das mãos do eleitor, além da fotografia. O objetivo é garantir a autenticidade do voto, já que no dia da eleição a identidade será confirmada por meio do reconhecimento da impressão digital pelo leitor biométrico da urna eletrônica, comparando-a com a digital recolhida pela Justiça Eleitoral.
Os eleitores desses municípios podem obter mais informações no cartório eleitoral responsável ou pelo Disque-Eleitor (148).
Com informações do TRE-MG.