Projeto "Gelotecas" incentiva a leitura em Bicas
Prefeitura transformou geladeiras velhas em armários para livros de leitura, assim moradores podem pegar emprestado os exemplares nas gelotecas espalhadas pela cidade
Geladeiras doadas que se transformaram em “armários para guardar livros”. Esse é projeto “Geloteca” que consiste em fazer de geladeiras recicladas uma biblioteca, onde é incentivado a leitura para a população de Bicas. Alex Almeida é o idealizador do projeto. Nascido em Bicas, hoje ele mora no interior de São Paulo, em Araraquara. Na cidade onde vive, o projeto já é atuante.
Os pais de Alex, Mariza de Fátima Almeida e José Flávio Corrêa, foram os incentivadores do filho a se interessar pela leitura logo na infância. Mais tarde, os pais de Alex foram os primeiros a doarem uma geladeira para a cidade de Bicas para começar o projeto.
Depois de entrar em contato com a Prefeitura de Bicas, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer da cidade, o projeto já conta com 10 “gelotecas” personalizadas distribuídas no município mineiro.
O secretário de cultura, esporte e lazer de Bicas, Carlos Ferreira, foi quem comprou a ideia de Alex. Segundo ele, a primeira geladeira doada foi da mãe do Alex. Em seguida, ele começou a pedir doações. "Eu estive em Aparecida do Norte e andei no interior de algumas cidades e vi umas geladeiras com livros. A mãe do Alex mora em Bicas e estava com uma geladeira parada na casa dela e me ofereceu, pois na cidade dele também tem geladeiras com livros. Comecei a pedir algumas que estavam paradas e estragas nas casas e resolvi chamar um grafiteiro de Juiz de Fora. Foi aí que comecei a pedir livros de doação e fomos arrumando mais geladeiras."
Atualmente, a cidade conta com 10 "gelotecas" espalhadas pela cidade, onde as pessoas podem fazer o empréstimo de cada exemplar. Ainda, de acordo com o secretário de Cultura, Esporte e Lazer da cidade, Carlos Ferreira, iniciativas como essas incentivam a leitura e o desenvolvimento de crianças e adultos. "Aqui nós fazemos e executamos muitos projetos sociais. Eu acho que a melhor maneira que podemos ajudar as pessoas e bairros carentes é através do órgão público. Basta quem estiver à frente da secretaria querer. É muito importante o incentivo à leitura, pois através da educação ajudamos a tirar os jovens das drogas dando a oportunidade de aprendizado."
A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Bicas está recebendo doações de geladeiras e livros usados. Quem tiver o interesse em fazer a doação, basta entrar em contato pelo telefone (32) 9 9979-0767.