Por telefone, bombeiros salvam bebê que estava engasgado em Ritápolis
Bebê de 25 anos se engasgou após a amamentação.
Um bebê foi salvo pelos bombeiros, pelo telefone, ao engasgar após a amamentação na noite desta terça (06) em Ritápolis.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a mãe do bebê, um menino de 25 dias, entrou em contato através do 193, relatando que o filho aparentemente não estava respirando após ter sido amamentado. Ainda segundo a mãe, o menino já não conseguia sequer chorar e estava ficando com a boca arroxeada.
Imediatamente, o Cabo Morais, militar que atendeu a ligação, encaminhou a Unidade de Resgate para o local e passou a orientar a mulher sobre as manobras de desobstrução. "É importante manter a calma neste tipo de situação e é nosso papel tentar tranquilizar quem está do outro lado da linha. O ideal é que alguém fique com o telefone recebendo as orientações e as repasse para uma outra pessoa, que executará as manobras. Felizmente, conseguimos ter sucesso nesta ocasião". Ainda segundo os Bombeiros, após alguns instantes, a bebê já chorava. "Quando ouvi o choro da criança, a sensação foi de emoção e alívio. Nestes casos, o choro audível é um ótimo sinal, pois indica que já há passagem de ar", explica Morais.
Quando os Bombeiros chegaram, o menino já estava respirando normalmente. De acordo com o Sargento Márcio, chefe da equipe de resgate, "Graças à atuação bem sucedida do nosso militar, nos deparamos com o bebê bem tranquilo, no colo da mãe. Aproveitamos a ocasião para explicar aos familiares sobre o procedimento a ser adotado nestes casos".
Ainda segundo os Bombeiros, mãe e filho foram encaminhados para a Santa Casa para avaliação médica.