Muriaé está em situação de emergência devido às chuvas

Prefeitura decretou neste domingo (8) estado de emergência. Governo do Estado está monitorando cidadades da região

Por Redação

Cidade está em situação de emergencia

A Prefeitura de Muriaé informou na manhã deste domingo (08) que o munincipio está em situação de emergência, devido as fortes chuvas que vem atingindo a cidade nos últimos dias. O leito do Rio Muriaé transbordou e a população deve ficar atenta aos riscos e cuidados, segundo informou o prefeito de Muriaé, Dr. Marcos Guarino. Ainda de acordo com a prefeitura, a situação é grave que se encontra e o município já recebeu telefonemas do governo de Minas Gerais que monitora a situação na Zona da Mata, em especial à cidade de Muriaé.

O prefeito ainda reforçou o pedido à população que evite propagar notícias falsas ou sem procedência acerca da inundação de algumas vias. Ele destacou que a situação é delicada. “Estão acontecendo deslizamentos de encostas, queda de árvores e vias estão intransitáveis. Mas monitoradas pela prefeitura”.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Leandro Cunha, o volume das cabeceiras dos rios Muriaé e Preto vai provocar transtornos. “A situação é preocupante e são várias famílias atingidas e pode aumentar ainda mais neste domingo. Mas o monitoramento acontece e todas as pastas estão mobilizadas para atender a população”, disse lembrando que, “ao menor sinal de queda ou desmoronamento deixem o local e informem o mais breve possível os órgãos para avaliar e tomar as providências”.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Vanessa Azeredo, são 54 pessoas abrigadas na cidade e outras monitoradas e assistidas. “As pessoas que estiverem nas áreas de risco procurarem um lugar seguro até que possamos desloca-las para áreas propícias e nos abrigos atuantes. Não arrisquem suas vidas, o bem maior de cada pessoa. Saiam se sentirem que o perigo é iminente”.

Segundo a diretora geral do Departamento Municipal de Saneamento Urbano (Demsur), Maria da Consolação, o volume de chuva se mantém e o maquinário do departamento está trabalhando e de prontidão. “Vamos continuar monitorando e atuando onde acontecer. O abastecimento de água se mantém e não tivemos problema na captação e tratamento. Tivemos fatos pontual em rompimento da rede e de adutora, mas foi rapidamente restabelecida”, explicou.

Nas últimas horas, vários deslizamentos foram registrados no município, como no bairro Gaspar, na Rua 1º de Maio, no Encoberta, no bairro Cerâmica e na BR-356.

“Agradecemos o empenho do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar e todos os servidores municipais que estão envolvidos neste trabalho para ajudar nossa gente neste momento de necessidade. O problema aconteceu, vamos atender emergências e depois recuperar e reconstruir vias, ruas e encostas. Neste momento é cuidar da vida do nosso povo”, explicou o prefeito Marcos Guarino.