Rapaz é resgatado depois de se perder na Serra de São José entre São João del-Rei e Tiradentes

Vitima foi acampar no local e não conseguiu voltar após as fortes chuvas desta quarta-feira

Por Redação

Homem é resgatado após se perder na Serra de São José

Um rapaz, de 22 anos, foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros depois de se perder na Serra de São José na região entre São João del-Rei e Tiradentes. 

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a vítima saiu para acampar em um local conhecido como Mirante do Balanço, mas acabou ficando com medo de permanecer na região devido à forte chuva que caiu logo no início da noite e acionou a corporação.

Sargento Ávila, chefe da equipe que realizou as buscas relatou. 

“Trata-se de um local de muito difícil acesso, trilhas muito estreitas e que ficam alagadas em casos de chuva. Por isso, o maior obstáculo foi conseguir chegar até onde ele estava, mesmo tendo recebido a localização por GPS. Foram cerca de duas horas e meia andando pela trilha somente para chegar até a vítima, passando por verdadeiras 'cachoeiras' que se formavam em alguns trechos devido às precipitações".

Ainda, de acordo com o Sargento, após localizar o jovem, que não apresentava ferimentos, os Bombeiros precisaram redobrar os cuidados na descida pois, além de o terreno estar muito escorregadio, agora a equipe estava acompanhada de uma pessoa não treinada para este tipo de percurso. Depois de mais três horas de descida os militares conseguiram levar a vítima até um local seguro.

Bombeiros alertam sobre cuidados em atividades na Serra

Sargento Ávila explicou que não é raro a corporação ser acionada para resgatar pessoas que ficam perdidas na Serra de São José.

"Muitas pessoas saem da trilha ou buscam locais de mais difícil acesso, o que é contraindicado. Outro problema é a falta de recursos. Sempre é recomendado levar recursos básicos, como lanternas, telefone celular com Internet, algum sinal sonoro, como um apito, e alimentação que te permita ficar algum tempo", orienta Ávila.

Os bombeiros orientam que outro ponto importante é usar sempre a localização do aparelho celular. Cabo Felipe, militar que participou das buscas nesta quarta-feira ressalta a importância do aparelho.

"Neste caso, a geolocalização foi fundamental para que encontrássemos a vítima, uma vez que a Serra é muito grande e há uma infinidade de trilhas onde a pessoa pode estar".