Prefeituras de Martins Soares e Manhumirim adotam medidas para regularizar Portais de Transparência

Segundo o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), no curso dos procedimentos, os objetos foram ampliados, para abarcar outras irregularidades

Por Da Redação

Prefeituras de Manhumirim acataram orientações do MPMG

As Prefeituras de Martins Soares e Manhumirim acataram a Recomendação expedida pela 1ª Promotoria de Justiça de Manhumirim, que visa a regularização dos Portais da Transparência dos municípios, dentro de um plano de atuação progressiva e escalonada de resolução de irregularidades pela via extrajudicial.

A Recomendação partia da informação de que os dois municípios descumpriam as exigências de transparência impostas constitucional e legalmente aportaram à 1ª Promotoria de Justiça de Manhumirim, que instaurou Inquéritos Civis para apurar as irregularidades. Segundo o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), no curso dos procedimentos, os objetos foram ampliados, para abarcar outras irregularidades noticiadas, a fim de que todas elas fossem solucionadas de forma amigável e extrajudicial.

Como primeira etapa do plano de regularização, ainda em 2023, foi realizada reunião com os prefeitos, presidentes das Câmaras Municipais e procuradores dos municípios, oportunidade em que foi esclarecida a dinâmica do plano e entregue a cada representante uma Recomendação ministerial para regularização dos Portais da Transparência, a qual foi atendida dentro do prazo estipulado.

Segundo o promotor de Justiça Guilherme Ferreira Hack, o plano foi estruturado em diversas etapas progressivas e escalonadas, sendo a primeira delas (transparência) pressuposto para o avanço às demais. “Os procedimentos, agora, seguirão para as fases posteriores do plano ajustado, para que todas as questões sejam solucionadas de forma célere e sob acompanhamento da 1ª Promotoria de Manhumirim, sem necessidade de intervenção do Judiciário”, afirma o promotor.