Operação 'Aegis': ação de combate ao tráfico de drogas e o crime organizado é realizada em MG

Foram cumpridos mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão em Andrelândia, São Vicente e Minduri.

Por Redação

Material apreendido pela PF na Operação "Aegis"

Uma ação de combate ao tráfico de drogas e o crime organizado foi realizada em Andrelândia, São Vicente e Minduri, nesta quinta-feira (25). A ação é da - A Operação “Aegis” foi deflagrada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/MG), coordenada pela Polícia Federal (PF).

Foram cumpridos 16 mandados de prisão preventiva e 12 mandados de busca e apreensão nas cidades mineiras. Três prisões em flagrantes foram realizadas por posse de armas e drogas. Os mandados foram expedidos pelo Juízo da Vara Única da Comarca de Andrelândia.

Investigação

Segundo a PF, as investigações começaram em 2022 em decorrência do aumento da violência na cidade de Andrelândia e região. Os levantamentos revelaram a prática de crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas e integração à uma organização criminosa.

Um dos investigados na operação é o suposto líder de uma organização criminosa na região. Ele já foi preso por tráfico de drogas e porte ilegal de armas e recentemente ameaçou matar com tiros de fuzil policiais militares lotados em Andrelândia e região.

A PF explicou que as ameaças foram feitas por meio de mensagens e vídeos em redes sociais, e que isso motivou uma ação firme e uma resposta rápida das forças de segurança integrantes da FICCO/MG.

Nome

A operação foi denominada “Aegis” por causa da simbologia da palavra na mitologia grega, que representava o escudo que Zeus utilizou na luta contra os titãs, em referência à necessidade de proteger a sociedade e evitar o domínio do crime organizado na região de Andrelândia.

Veja fotos: