Homem cria pássaros silvestres em cativeiro e é multado em R$ 60 mil, em Tocantins MG
A ação ocorreu após uma denúncia anônima recebida pelo Disque Denúncia.
Em uma operação realizada nesta quinta-feira (2), em Córrego Fundo, zona rural de Tocantins, um homem foi autuado e multado em R$ 60.896,31 por manter ilegalmente 33 pássaros da fauna silvestre em cativeiro. A ação ocorreu após uma denúncia anônima recebida pelo Disque Denúncia Unificado (DDU 181), que alertava para o possível comércio e cativeiro ilegal de aves.
Ao chegarem no local, os policiais militares encontraram uma grande quantidade de aves em cativeiro, entre elas 26 coleirinhos, dois sabiás, três corrupiós e duas estrelinhas. Também foram apreendidas 19 gaiolas e três armadilhas, utilizadas para a captura dos animais. O proprietário do local não apresentou nenhuma documentação que autorizasse a posse dos pássaros.
De acordo com a legislação ambiental, a prática de manter espécimes da fauna silvestre sem permissão é considerada crime. O homem foi autuado e responderá por suas ações. Além da multa, um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi registrado em nome do responsável pelo cativeiro.