Mais um caso de varíola dos macacos é confirmado em JF

Com a atualização, a cidade possui dez casos confirmados da doença

Por Paulo Inácio

Juiz de Fora já tem dez casos confirmados de varíola dos macacos

Mais um caso de varíola dos macacos foi confirmado em Juiz de Fora, totalizando 10 pacientes com a doença no município. As informações são do último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG), desta segunda-feira, 26. Além disso, a cidade também passou a contar com primeiro caso confirmado da doença no Brasil em um filhote de cachorro, conforme divulgado pela Secretaria no último dia 23 de agosto. O animal, inclusive, já recebeu alta depois de passar por exames veterinários. Os pacientes passaram por exames laboratoriais pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) e permanecem sendo monitorados, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde de Juiz de Fora informou em que todos os casos confirmados os pacientes seguiram para isolamento domiciliar, mantendo o bom estado de saúde. Os pacientes seguem sendo monitorados pela vigilância epidemiológica do município. Em todo o Estado, são 475 casos confirmados. Ainda de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, 1285 casos foram descartados e há 488 suspeitos. Belo Horizonte é o único município a contar com transmissão comunitária

A Secretaria de Saúde de Minas não divulga outras informações sobre os pacientes para preservar a privacidade e individualidade dos mesmos, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGDP).
Uma morte em decorrência da varíola dos macacos foi registrada em Belo Horizonte no dia 28 de julho. A vítima era uma homem de 41 anos, morador da capital mineira, natural de Pará de Minas.