Chocolate

Por

Thaís Coutinho 28/3/2011

Chocolate

A páscoa está chegando e com ela chega também o consumo de chocolate.

O chocolate é um dos alimentos mais consumidos no mundo. Crianças, adultos e idosos, todos adoram esta delícia. Isso se deve ao seu sabor agradável e a sua versatilidade. Podendo ser preparado e utilizado de diversas maneiras, como por exemplo, em forma de tabletes, de caldas, de bolos, biscoitos, cereais, sorvetes e muitas outras formas.

Como o chocolate é um alimento de grande aceitabilidade, estamos aqui para falar um pouco sobre os seus benefícios, o que vai acabar ajudando você na hora de escolher o ovo de Páscoa. 

De maneira geral, a população tem uma grande preferência pelo chocolate de sabor adocicado, tendo em sua composição açúcar, leite e gordura hidrogenada, ou seja, o verdadeiro chocolate ao leite que tem em média cerca de 25% a 30% de cacau. Devido aos seus ingredientes, torna-se um alimento bastante calórico, devendo então ser consumido com moderação.

O bom é que, no mercado brasileiro, já conseguimos encontrar chocolates que trazem benefícios à saúde, sendo conhecidos como chocolate amargo e meio amargo. São considerados assim pelo seu elevado teor de cacau (mais de 50%), por não conter leite e pouco açúcar, o que torna um produto mais escuro e de sabor mais forte. Com menor quantidade de carboidratos, o chocolate amargo pode ser apreciado pelos diabéticos, mas sempre com moderação.

Conforme algumas pesquisas o chocolate amargo apresenta benefícios á saúde. Um dos componentes estudados do cacau é a teobromina, que é um alcalóide da família das metilxantinas, da qual fazem parte a teofilina e a cafeína. O cacau contém também polifenóis e flavonóides, que são propriedades antioxidantes e, com isso, promovem benefícios ao sistema cardiovascular. Ajuda na redução do colesterol LDL, inibe a agregação de plaquetas, diminui o risco de formação de placas de gordura. Podemos destacar também a presença das catequinas e epicatequinas. O chocolate estimula também a liberação de endorfina no cérebro, causando uma elevação da disposição mental. Além disso, encontramos também o aminoácido triptofano, substância que estimula os receptores de serotonina e dopamina, que, como consequência, melhora o humor e a atividade mental.

Mas vale lembrar, mesmo com tantos benefícios, o chocolate é um alimento calórico e, por este motivo, deve ser consumido com moderação (não mais que 50 gramas ao dia). E, no momento de escolher o chocolate, dê preferência àqueles que tem maior quantidade de cacau.


Thaís Coutinho é Nutricionista e Personal Diet