Eu treino, treino, e a balança não altera em nada!!!
Eu treino, treino, e a balança não altera em nada!!!
Muito embora o "peso corpóreo" seja talvez, hoje o maior assombro de grande parte de praticantes de atividade física regular e orientada, ele não é a única variável de grande importância na qual podemos nos basear, muito pelo contrário, saiba que o ganho proveniente da prática regular de atividades físicas, vai muito além do que o número na balança. Dentre outras variáveis posso citar aqui algumas de alto grau de relevância como o percentual de gordura, o aumento da massa magra muscular, diminuição de perimetria (medidas) em partes determinadas do nosso corpo, aumento dos níveis de flexibilidade e alongamento, baixa nas taxas de açúcar e colesterol. Temos também os parâmetros psicológicos como elevação da autoestima, baixa nos níveis de estresse.
Com isso, é preciso observar e levar em consideração durante sua avaliação física, os objetivos determinados por você e pelo professor responsável pelo seu treinamento, afinal, seu peso pode muito bem não ter baixado, mas seu percentual de gordura pode ter atingido nível menor e sua massa muscular aumentado, com isso, seu peso pode sim se manter estabilizado. Resta saber qual seu objetivo, se deseja realmente apenas perder peso, ou diminuir seu percentual de gordura.
Logicamente que essas variáveis perda de peso e perda de gordura, caminham lado a lado, ao contrário do que se pode parecer "aparentemente" sobre o ganho de massa muscular. Isso mesmo com "aparentemente" entre aspas, vou lhes dizer o porquê. O mito de que o aumento na massa magra muscular da pessoa, vai somente lhe deixar com um aspecto maior, deixando de lado a perda de gordura, é falso. É falso porque ao passo que ocorre o aumento da massa muscular, ocorre por consequência natural também, um aumento nas taxas de metabolismo. Esse aumento na taxa metabólica favorece a perda de gordura, não só durante, mas também após a realização dos exercícios.
A área ocupada por 1Kg de gordura é muito maior do que de 1Kg de massa muscular, portanto, não dirija seu pensamento única e exclusivamente sobre o peso, e sim sobre o treinamento como um todo. Os benefícios vão muito além do que somente subir na balança, uma vida saudável não depende primordialmente de quanto o seu corpo é composto, mas sim do que ele é composto.
Procure o professor responsável pelo seu treino, reveja seus objetivos e parâmetros de avaliação para não se sentir frustrado e fazer com que seu treino se torne desmotivante.
- Verão vindo aí... E minha barriga, como perdê-la?
- Treinamento Funcional! Isso é realmente tão bom como falam?
Deimersom Frazão é Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora, onde se graduou. Personal Trainer, atuando também como consultor em empresas e academias, professor de ginástica com diversas capacitações e certificações internacionais.