Entenda o que é espovão de calc?neo

Por

Entenda o que ? espor?o de calc?neo

Entenda o que é esporão de calcâneo

 Amanda Beloti 15/08/2018

Ola leitores!

Há pouco tempo recebi um e-mail pedindo para falar um pouco sobre o esporão de calcâneo, que é um crescimento anormal deste osso localizado no calcanhar, formando uma protuberância óssea.

O calcâneo é o maior osso do pé:

Ele sustenta nosso peso corporal, sendo o osso de primeiro contato com o solo quando andamos, suportando, desta forma, impactos constantes e intensos.

O esporão surge por microtraumas ou inflamações constantes que favorecem calcificação dos tecidos em volta do osso calcâneo. Ele pode surgir na sola do pé (mais frequente) ou na zona onde começa o “tendão de Aquiles“ (tendão do calcanhar).

(esporão na sola do pé)



(esporão na sola do pé – raios x)

(esporão  no tendão de Aquiles)

(esporão no tendão de Aquiles – raios x)

A presença do esporão pode não causar dor (95% dos casos). Normalmente a dor surge associada a inflamações, ou na fáscia plantar (fasciíte plantar) ou no tendão de Aquiles.

Diversos fatores podem facilitar o aparecimento do esporão de calcâneo, entre eles:

  • Prática de esportes que exigem muito impacto no calcanhar (dançar, correr, saltar..)
  • Uso de calçados inadequados (no caso das mulheres, uso excessivo de salto alto. No caso dos homens, salto muito “duro” ou calçado apertado).
  • “Pisada” errada (inclusive, insistir em um calçado que já está deformado pela pisada errada pode causar uma série de dores e inflamações).
  • Permanecer muito tempo de pé
  • Excesso de peso

Quando a dor surge, é relatada em forma de “pontada no calcanhar”. Como dito acima, a dor não é proveniente apenas do esporão, mas da sua associação com a inflamação da fáscia plantar. É mais forte quando levantamos da cama de manhã e vai sumindo ao longo do dia. Porém, quando passamos muito tempo sentados e nos levantamos de novo, a dor volta. Ela se agrava quando subimos escadas ou quando permanecemos muito tempo de pé.

O diagnóstico é feito pelo médico ortopedista, que pode solicitar exames de raios-x para confirmação.

Algumas dicas para aliviar as dores causadas pelas inflamações e esporões são:

  • Massagear os pés antes de dormir, à noite.
  • Alongar a fáscia plantar e as panturrilhas.
  • Sentado, rolar uma bolinha mais firme com o pé, fazendo pressão contra a fáscia plantar. O mesmo pode ser feito com uma garrafinha de água congelada.

  • Perda de peso, já que o calcanhar é o osso que suporta nosso peso corporal
  • Fisioterapia (o fisioterapeuta vai prescrever o tratamento de acordo com a necessidade de cada paciente, individualmente).

Em casos mais graves, pode ser necessária aplicação de corticóide local ou cirurgia para raspagem do esporão.

Até a próxima!

Obrigada pela leitura!