Natal é a oportunidade de fortalecer o di?logo
Natal é a oportunidade de fortalecer o diálogo
Bom podermos sentir a força da palavra e com fé desejarmos somente energias positivas, mesmo às pessoas com que não estamos nos relacionando bem. É difícil, mas não impossível. Quem sabe, um esforço pode ser fundamental para reatarmos as relações. E o Natal é o momento certo para esta situação.
Do mesmo jeito que a palavra transmite aos ouvidos da pessoa com que falamos, a expressão do nosso rosto transmite, a quem nos vê, o que sentimos na hora de uma conversa. O rosto tranquilo e o sorriso aberto, sempre que possível, impulsionam o desejo de dialogar.
Para isso pergunta-se: "Por que deixei de falar com aquela pessoa tão importante?", "Será que é porque tive medo da reação dela?". Falar é fundamental para qualificar as relações e aprimorar a comunicação. O diálogo é saudável, permite a interação e as pessoas sentem-se valorizadas. No diálogo, há trocas de informações e saber ouvir permite rever conceitos sobre nós e o outro com quem dialogamos.
É importante entender o que é o diálogo. A prática constante de poder dialogar com a família, com os amigos, até com estranhos é possível quando o assunto é de interesse de ambos. No caso da família, as relações fortalecem-se, cada vez mais saudáveis, e facilitam a educação, criando filhos felizes e satisfeitos com suas decisões, sem imposições de crenças.
Acredito ser o diálogo o caminho seguro para diminuir a violência, a dor, o desconforto e propiciar novos encontros.
Obrigada ao Acessa.com pelos nossos nove anos de convivência, propiciando-me escrever os artigos com liberdade. Até 2011!
Cal Coimbra
é psicóloga e doutora em Fonoaudiologia