Active Seniors: uma mudança na Terceira Idade
Active Seniors: uma mudança na Terceira Idade
O índice da expectativa de vida do brasileiro está cada vez maior e, com ele o número de idosos na procura de atividade física também vem aumentando, como uma forma de cuidado e prevenção à saúde.
O processo de envelhecimento caracterizado por varias transformações progressivas, são irreversíveis em função do tempo. O Profissional de Educação Física atuante na área de saúde não deve medir esforços na busca de um envelhecimento bem-sucedido, que pode ser caracterizado por um equilíbrio entre envelhecimento biológico e psicológico.
Recentes pesquisas condiz que os Idosos que fazem qualquer prática de atividade física regular, tendem a ter efeitos positivos, dentre eles:
- o envelhecimento ativo;
- preservação da independência;
- controle da pressão arterial;
- melhora capacidade cardiovascular e respiratória;
- aumento da flexibilidade e mobilidade;
- aumento de massa magra;
- redução das tensões musculares;
- melhora o bem-estar;
- promover mais disposição;
- prevenção de doenças.
Atividade física, palavra chave na Terceira Idade, deixa o Idoso mais ativo, fazendo com que ressocialize e motive para que este possa viver em um potencial máximo quanto às suas capacidades, tornando-o independente psicologicamente, preservando sua memória e lembrando sempre de seu belo papel na sociedade.
Dentre as atividades físicas mais procuradas na Terceira Idade, temos a musculação, natação, yoga, corridas, entre outras. O idoso que pratica atividade física quer ter resistência para fazer suas atividades de vida diária, viajar, levar o cachorro para passear, carregar suas sacolinhas de mercado sozinho e ter sua total independência.
Na Terceira Idade, a qualidade de vida se evidencia na capacidade de viver sem doenças, de superar as dificuldades dos estados ou condições de morbidade, com isso realizando nosso trabalho, podemos aliviar a dor, o mal-estar entre as doenças, intervindo então sobre os problemas que podem gerar dependência e desconfortos.
Por isso, a prática da Atividade Física se torna tão importante nessa fase da vida, traz inúmeros benefícios para o idoso e o recoloca independe para realizar suas atividades cotidianas, o deixa mais feliz e sociável, e combate um dos grandes problemas da idade, que é a queda.
Enfim, o Profissional de Educação Física é transformador de vidas, e no que diz respeito a esta fase da vida que todos nós almejamos chegar, conseguimos de forma eficiente trazer os maiores benefícios à saúde por meio da atividade física.
SE TORNE UM ACTIVE SENIORS.