Associação de Hipertensos promove atendimento e seminário neste sábado
Segunda-feira, 20 de abril de 2009, atualizada às 13h25
Associação de Hipertensos promove atendimento e seminário neste sábado
Repórter
Em arquivo:
- Cerca de 33 mil pessoas têm problemas de hipertensão em Juiz de Fora
Quem passou pelo Parque Halfeld na manhã deste sábado, dia 25 de abril, teve a oportunidade de auferir a pressão arterial e receber informações sobre como prevenir a hipertensão arterial. A iniciativa é da Associação de Assistência aos Hipertensos de Juiz de Fora, em parceria com a Ouvidoria e o Conselho Municipal de Saúde.
Estudantes de medicina e enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e faculdades de saúde do município participaram da ação que comemora o Dia Nacional de Combate à Hipertensão, neste domingo, 26 de abril.
No local, os pacientes fizeram um cadastro, informando idade, hábitos e a possível ocorrência de doenças associadas à hipertensão. "Dessa forma podemos ajudar aqueles que apresentaram alguma alteração. Estes pacientes estão sendo encaminhados para as UBSs"
, informa Roselina da Silva, secretária da associação.
Segundo Roselina, cerca de 300 pessoas devem ser atendidas até as 13h. "A ideia é esclarecer a comunidade sobre formas de prevenção e diagnóstico precoce da doença."
Dados da Secretaria de Saúde mostram que cerca de 30 mil pessoas sofrem de hipertensão em Juiz de Fora.
Seminário
A partir das 14h, a associação promove o 1º Seminário de Hipertensão de Juiz de Fora, no plenário da Câmara Municipal. "Serão quatro palestras sobre a saúde do hipertenso e um debate. Pacientes, agentes de saúde e conselheiros estão convidados."
O evento é gratuito e aberto ao público.
Os textos são revisados por Madalena Fernandes