Feira da Saúde esclarece sobre Esclerose M?ltipla

Por

Terça-feira, 25 de agosto de 2009, atualizada às 18h21

Feira da Saúde esclarece sobre esclerose múltipla

Aline Furtado
Repórter

A 2ª Feira da Saúde ocorreu nesta terça-feira, dia 25, no Calçadão da Halfeld. O evento lembrou o Dia Nacional de Conscientização sobre Esclerose Múltipla, comemorado no próximo dia 30 de agosto.

De acordo com a presidente da Associação de Amigos e Portadores de Esclerose Múltipla (Aapem), Samantha Borchear, o objetivo foi conscientizar a população a respeito da doença e de seus tratamentos.

Quem passou pelo local pôde aferir pressão arterial e medir o índice de massa corporal. "Estamos passando orientações a respeito de qualidade de vida", destaca a presidente.

A feira foi promovida pela Aapem e pelo Centro de Atendimento a Doenças Neurológicas Imunomediadas, com apoio da Ouvidoria Municipal de Saúde.

Esclerose múltipla

A esclerose múltipla é uma doença que provoca a inflamação e a destruição de uma estrutura que reveste os nervos e é responsável pela condução dos impulsos nervosos. A lesão provoca a dificuldade de controle de várias funções neurológicas. A doença é mais comum em mulheres da raça branca, com idades entre 20 e 40 anos.

Entre os sintomas mais frequentes estão a perda da força nos braços e nas pernas, perda da visão (parcial ou total), falta de coordenação, formigamentos pelo corpo, incontinência e/ou retenção fecal e urinária, vertigens, fadiga, tremores, impotência sexual, dores na face, nos braços e no tronco.  

Samantha ressalta a importância de procurar um médico para a realização de exames periódicos. "O profissional responsável pela detecção da esclerose múltipla é o neurologista. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, melhor é a evolução do paciente."

Os textos são revisados por Madalena Fernandes