Juiz de Fora conta com mais 25 novos leitos de UTI's
Juiz de Fora conta com mais 25 novos leitos de UTIs
Subeditora
O Ministério da Saúde cria 471 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no país. Ao todo, 44 cidades serão beneficiadas, entre elas Juiz de Fora. A medida foi publicada no Diário Oficial da União, nesta terça-feira, dia 13 de abril.
A Manchester Mineira passa a contar com 25 novos leitos, sendo 15 para tratamento de adultos, 2 para atendimento de crianças e 8 para recém-nascidos. Os hospitais habilitados são o Hospital e Maternidade Terezinha de Jesus, Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e o Hospital Maria José Baeta (Asconcer).
Segundo o Ministério da Saúde, o investimento para custeio dos novos leitos de UTI no município é de R$ 3.446.784 por ano. Os recursos do governo federal são repassados aos estados e municípios que transferem os valores aos estabelecimentos hospitalares.
O Hospital Universitário (HU) da UFJF foi contemplado com quatro novos leitos. "Tínhamos seis e, agora, vamos poder disponibilizar mais unidades para a comunidade. Ainda não é um número ideal para dar suporte às intercorrências de urgência e emergência, mas está próximo do que seria considerado suficiente. O grande problema é que os leitos são para atender não só Juiz de Fora, como toda a região", afirma o diretor clínico do HU, Joaquim Ferreira de Souza.
Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) tem 174 leitos de UTI, sem contar os habilitados nesta terça. Na rede particular são 23, totalizando 197 unidades. A assessoria de comunicação do Ministério da Saúde informou que os novos leitos já estão disponíveis para a população. As ofertas de leitos também foram ampliadas em São João Del Rei, Cataguases, Leopoldina, Santos Dumont e Muriaé (veja quadro abaixo).