Manifestação em Santa Cruz exige contratação de médicos e reposição de medicamentos
Manifestação em Santa Cruz exige contratação de médicos e reposição de medicamentos
Repórter
Na manhã desta segunda-feira, dia 14 de junho, houve uma manifestação em frente à Unidade de Atendimento Primário à Saúde (Uaps), no bairro Santa Cruz. Por volta de 7h, manifestantes, integrantes do Conselho Local de Saúde, impediram os funcionários de entrar para trabalhar.
Segundo o membro do conselho, Filipe Menezes Duarte, as reivindicações foram por contratações de profissionais da área de saúde, entre médicos, enfermeiros, auxiliar de enfermagem e agentes de saúde. Além disso, os manifestantes reclamavam da falta de alguns medicamentos, defeitos de alguns aparelhos e ausência de materiais de limpeza para a manutenção da unidade.
De acordo com Filipe, a falta de um profissional acaba sobrecarregando os demais e o atendimento perde a qualidade. O pedido de novas contratações foi encaminhado para a Secretaria de Recursos Humanos e uma resposta está sendo aguardada. "Se, no prazo de duas a três semanas, a prefeitura não cumprir com o acordo, faremos uma nova manifestação e impediremos os funcionários de trabalhar", declara Filipe.
Às 9h30, foi enviada uma equipe de representantes da Sub-secretaria de Atenção Primária à Saúde para negociar com a categoria. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, houve um acordo de cumprimento de algumas solicitações. Quanto aos aparelhos e medicamentos, a Secretaria se propôs a repor todos e informou que a falta do medicamento cobrado foi uma questão de alteração de rota, que já foi solucionada. Com relação à ausência de materiais de limpeza, foi alegado que a empresa terceirizada, que presta esse serviço, foi acionada e está providenciando a reposição de todos os produtos.
A Uaps de Santa Cruz atende a uma população de 10.665 habitantes, dos bairros de Santa Clara, São Damião I e II, Vilas Paraíso e Melo Reis e Santa Cruz (ver mapas).