Vacinação antirrábica tem data marcada em JF, mesmo com suspensão da campanha por parte do MS

Por

Sexta-feira, 8 de outubro de 2010, atualizada às 17h20

Vacinação antirrábica tem data marcada em JF, mesmo com suspensão da campanha por parte do MS

Aline Furtado
Repórter

Mesmo diante da determinação, em caráter preventivo, da suspensão da campanha de vacinação antirrábica destinada a cães e gatos pelo Ministério da Saúde (MS), a Secretaria de Saúde (SS) de Juiz de Fora confirma a data da realização da segunda etapa da ação.

De acordo com informações da assessoria da SS, a medida segue orientação da Gerência Regional de Saúde (GRS), a qual aponta que a marca e o lote da vacina aplicada na primeira etapa, realizada em agosto, assim como as doses disponíveis para o próximo dia 23, são diferentes das vacinas aplicadas no Rio de Janeiro e em São Paulo.

A determinação do MS deve-se à investigação, ocasionada por reações apresentadas pelos animais, do medicamento que foi disponibilizado. Os primeiros resultados dos exames indicaram a ocorrência de efeitos graves, como dificuldade de locomoção, hipersensibilidade de contato e intensa prostração, além de mortes de animais.

Segundo a SS, na primeira etapa, um total de 50.722  animais foram imunizados na cidade e não houve registro de qualquer tipo de problema em cães e gatos. A expectativa é de imunizar, no próximo dia 23, entre seis a oito mil animais.

A orientação é que aqueles que não receberam a dose na primeira etapa, assim como os animais que receberam a vacina uma só vez na vida, sejam imunizados. Além disso, no caso de o dono desconhecer o histórico vacinal do cão ou do gato, há indicação da dose. Para receber a vacina, o animal deve ter mais de quatro meses de idade.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken