HU oferece esclarecimento sobre a hansençase

Por

HU oferece esclarecimento sobre a hanseníaseTratamento da doença pode variar entre 6 e 12 meses. Em Juiz de Fora, os atendimentos podem ser feitos gratuitamente no HU/CAS e no Pam Marechal

Envie a sua foto pelo link SUA NOTÍCIA, clique aqui
26/1/2011

Na manhã desta quarta-feira, 26 de janeiro, a equipe multidisciplinar do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU/UFJF) montou um stand no Calçadão da Halfeld, em frente ao Cine-Theatro Central, para informar a população sobre a hanseníase. 'Queremos difundir informações sobre a doença, que é pouca conhecida. Apesar de ter cura, ainda existe um certo preconceito,' esclarece a chefe do ambulatório de dermatologia do HU/CAS, Vânia Piccinini.

A doença é transmitida através da respiração de uma pessoa doente, sem tratamento, para outras, durante o convívio diário. 'A hanseníase é causada por um micróbio que atinge a pele e os nervos. Pode causar deformidades físicas, que podem ser evitadas com o diagnóstico da doença', destaca a médica. Segundo a dermatologista, atualmente, o HU/CAS atende em média 30 pacientes. 'A doença tem cura e o tratamento varia entre 6 e 12 meses, de acordo com cada caso.'

Sintomas

Manchas brancas ou vermelhas, caroços e dormências em qualquer parte do corpo. Dor nos braços, mãos, pernas e pés. Machucar-se ou queimar-se sem sentir dor.

Tratamento

O tratamento pode ser feito no HU/CAS, localizado na avenida do Nascimento, s/nº, no  bairro Dom Bosco e no Pam Marechal, situado na rua Marechal Deodoro, 496, Centro.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken