Previsão aponta que câncer de mama e câncer de prêstata estaráo entre os mais diagnosticados em 2011
Previsão aponta que câncer de mama e câncer de próstata estarão entre os mais diagnosticados em 2011
Repórter
Dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) nesta sexta-feira, 8 de abril, quando é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer, apontam que o câncer de mama e o câncer de próstata estarão entre os mais diagnosticados no ano de 2011 em Minas Gerais.
As estimativas apontam que o Estado deve contabilizar, ao longo deste ano, 46.630 novos casos de neoplasia. Deste total, 23.790 deverão ser registrados em mulheres e 22.840 em homens. No caso das mulheres, são esperados 4.250 novos casos de câncer de mama, com risco estimado de 41 casos para cada 100 mil mulheres. Entre outros tipos que deverão predominar entre as mulheres estão os cânceres de colo do útero, de cólon e reto. Há, ainda, a possibilidade de aumento de câncer de pulmão entre as mulheres do Estado.
Já entre os homens, o câncer de próstata deve prevalecer, com 5.350 casos, tendo um risco estimado de 53 casos a cada 100 mil homens. Outra neoplasia em crescimento, segundo informações do Inca, tanto entre os homens quanto entre as mulheres, é o de boca, que está relacionado ao alto índice de tabagismo, à ingestão de álcool, bem como à alimentação inadequada.
- Metade das vagas disponíveis para exames gratuitos de mamografia fica ociosa em JF
- Cânceres de mama e de próstata devem continuar sendo os mais diagnosticados no próximo ano
JF registrou 638 óbitos em 2010
De acordo com informações da Secretaria de Saúde (SS) de Juiz de Fora, 638 pessoas foram vítimas de câncer, na cidade, no ano de 2010. Entre as neoplasias que mais provocam mortes estão brônquios e pulmões, seguido de estômago e mama.
Com relação ao diagnóstico, a coordenadora da Comissão Municipal de Oncologia, Tereza Cristina Esteves, a cada ano, crescem o número de casos notificados de câncer de colo do útero, de mama, de sangue e de próstata, na cidade. Uma das explicações para o aumento do número de casos seria o envelhecimento da população mundial com o consequente aumento da expectativa de vida, além do sedentarismo, da obesidade, do histórico familiar positivo para a doença e da ausência de hábitos alimentares saudáveis.
Campanha
Para lembrar o Dia Mundial de Combate ao Câncer, a Associação Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer (Ascomcer) realiza neste sábado, dia 9, e no domingo, dia 10, duas ações de conscientização a respeito da doença. No sábado, a mobilização será no Calçadão da Halfeld, a partir das 10h, já no domingo, a campanha será realizada no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a partir das 9h. Durante os atos, serão distribuídos panfletos que alertam para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.
Os textos são revisados por Thaísa Hosken