Vacinação contra p?lio e sarampo começa nesta quarta-feira em JF
Vacinação contra pólio e sarampo começa nesta quarta-feira em JF
Da Redação
Começa nesta quarta-feira, 8 de junho, a vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) em Juiz de Fora. O enfoque das equipes de vacinação será a administração da vacina antipólio para o público infantil, com idades entre zero e cinco anos, além da triviral para crianças com faixa etária de um a seis anos, 11 meses e 29 dias - mesmo as que já tenham sido vacinadas.
Durante a campanha de imunização, todas as vacinas do calendário básico da criança serão disponibilizadas. A população a ser vacinada, na cidade, contra a pólio e o sarampo é de 30.082 e 36.097, respectivamente. O objetivo da campanha, segundo o Ministério da Saúde, é que 95% deste público sejam imunizados. Confira os pontos de vacina.
- Caminhada funciona como estímulo a pacientes que lutam contra o diabetes e o tabagismo
- Brinquedoteca do HPS convoca pessoas para serviço voluntário
- Dicas de uma alimentação saudável para crianças menores de 2 anos
Triviral
A Tríplice Viral ou Triviral é uma vacina capaz de proteger o ser humano contra o sarampo, rubéola e caxumba (vacina SRC). A aplicação da vacina, que é composta por vírus atenuados da doença, é feita em uma só dose aos 12 meses de idade, além de um reforço entre os quatro e seis anos.
Sarampo
O sarampo – de natureza viral – é uma doença aguda, altamente contagiosa, transmitida diretamente de pessoa para pessoa por meio das secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou mesmo respirar. O contágio pode ser também por dispersão de gotículas com partículas do vírus no ar ou em ambientes fechados, como escolas, creches e clínicas.
No início do quadro da doença, o paciente apresenta febre, tosse, catarro, conjuntivite e fotofobia (intolerância à luz). Depois, esses sintomas são acentuados, com indisposição do paciente e aparecimento de manchas avermelhadas na pele (exantema). As complicações mais comuns da doença podem desencadear infecções respiratórias, otites, doenças diarreicas e neurológicas.
Os textos são revisados por Thaísa Hosken